Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Colinas-RS - 07 de janeiro de 2016



Univates:

Até o dia 14 de janeiro, a Univates recebe inscrições de interessados em expor nocampus de Lajeado durante o primeiro semestre de 2016. A Instituição disponibiliza seis Espaços Arte para receber exposições nas mais variadas técnicas e tendências artísticas, além do espaço para receber exposições acadêmicas. Os espaços são denominados pelo número do prédio em que se encontram – 3, 7, 8, 9, 9B e 11.

Esses espaços objetivam difundir o conhecimento cultural à comunidade, proporcionar um espaço de integração e de discussão crítica sobre a arte e também divulgar trabalhos de artistas do Estado, do Brasil e, em alguns casos, de outros países. Produções de acadêmicos da Univates também ocupam os Espaços Arte durante o ano.

Colinas-RS

Colinas – O mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, pelo contágio da febre chikungunya e pelo zika vírus. A reprodução dele ocorre na água parada e para prevenir é necessário não deixar a água acumular. Para auxiliar na prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde de Colinas realiza diversas ações de combate ao mosquito e orientação da população. 

Na sala de espera da Unidade Básica de Saúde foram colocados cartazes e folhetos com orientações. Nas últimas semanas, as agentes comunitárias de saúde e o médico veterinário visitaram os cemitérios para eliminar os vasos que continham água parada.

“Além disso, nós aproveitamos os encontros dos grupos de idosos, as reuniões dos Conselhos e os momentos de Culto para orientar e entregar materiais informativos. Também estão previstas visitas domiciliares do médico, da enfermeira e das agentes de saúde” explica a secretária, Marli Stiegemeier.

A Secretaria Municipal da Saúde ainda alerta a população para que deixe as caixas de água bemvedadas. As calhas devem ficar limpas e sem pontos de acúmulo de água. As folhas secas precisam ser retiradas para que a água não fique retida. Além disso, é importante não deixar água acumulada nos pratinhos das plantas e observar se tiver algum objeto que esteja acumulando a água nas proximidades das residências.

Saiba mais:

Dengue: além de ser a mais comum no Brasil, é também a mais grave entre as três patologias. Ela pode causar febre alta, dores de cabeça, no corpo, fraqueza, manchas e coceira na pele. Em casos extremos a dengue pode levar ao óbito, por choque, ou hemorragia.

Recentemente o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia. A microcefaliatrata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm.

A Febre Chikungunya tem os sintomas semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Rio Grande do Sul:

Indiciado por latrocínio e ocultação de cadáver o homem que confessou ter matado a estudante Dóris Terra Silva, 21 anos, no fim de dezembro, em São Francisco de Paula.

Um funcionário do setor de assistência social da prefeitura de Cacequi de 49 anos foi preso preventivamente nesta tarde por suspeita de estupro a uma criança de seis anos.

A extinção da Fundação de Esporte e Lazer deve gerar ao menos R$ 2 milhões de economia por ano aos cofres públicos, projeta a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre autorizou o transbordo de passageiros de ônibus no km 548 da BR-158, em Santana do Livramento.

O Banco Mundial mudou, negativamente, as previsões para o desempenho da economia brasileira.

Brasil:

O ministro da Integração, Gilberto Occhi, e o secretário nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira, se reuniram hoje (6) em Santa Maria com prefeitos de oito municípios afetados por estragos causas pelas cheias na região.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota hoje em que condena "veementemente" o teste realizado pela Coreia do Norte com uma bomba de hidrogênio.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, pediu informações ao Instituto Nacional de Câncer sobre a eficácia da fosfoetanolamina no tratamento de câncer.

Mundo

O Banco Mundial estima que as economias desenvolvidas tenham crescido 1,6% em 2015 e que avancem 2,1% este ano, com os Estados Unidos e o Reino Unido crescendo mais de 2% em 2016. De acordo com a instituição, os países da moeda única europeia cresceram 1,5% em 2015 e devem apresentar crescimento econômico de 1,7% em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário