Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 25 de janeiro de 2016



A Prefeitura de Estrela contratou duas empresas, vencedoras de licitação, para a roçada de terrenos baldios. O serviço está sendo feito nas áreas onde os proprietários já foram notificados pelo Setor de Fiscalização para fazerem a limpeza – que de acordo com o Código de Posturas é de sua responsabilidade – mas não tomaram esta providência. Depois de feita a roçada, o serviço será cobrado do proprietário. O valor é de R$ 0,33 o metro quadrado. A limpeza dos terrenos é importante nesta época do ano, quando a vegetação cresce mais rápido, para evitar a proliferação de animais peçonhentos. 

A Secretaria Municipal da Agricultura de Estrela (Smag) vistoriou, uma área em Linha Geraldo onde está em andamento projeto para a instalação de um frigorífico. Acompanhado do empresário Gilberto Fensterseifer, o veterinário Alberto Volkmer, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, esteve no local para verificar se haveria alguma restrição para a implantação do empreendimento e também para orientar o empresário sobre a melhor localização do frigorífico sob o ponto de vista da sanidade. 

Fensterseifer, que possui um abatedouro em Arroio do Meio, trabalha no projeto que, segundo ele, tem um custo estimado em R$ 1 milhão e está recebendo também apoio da Emater/RS. A área possui cinco hectares e as construções terão 300 metros quadrados. Ele disse que já houve uma vistoria prévia por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que da mesma forma não viu impedimentos para a construção. Depois de instalado, num primeiro momento deverão ser abatidos 50 animais por semana, principalmente bovinos.

Conforme o secretário da Agricultura, José Adão Braun, esta é uma iniciativa que deve ter todo apoio do Governo em função da sua importância para o município, uma vez que não existe abatedouro de bovinos na cidade. Isto, segundo ele, faz com que a carne consumida no município venha de fora e é hora de Estrela ter fornecimento local. Salienta, ainda, o impulso econômico que representará o investimento por meio da geração de empregos e arrecadação. 

Aulas de informática oferecidas em parceria pelas secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer de Estrela. Com mais sete alunos, todos participantes do Projeto Vida Saudável, ela tem aulas uma vez por semana na Biblioteca Pública Municipal. 

As aulas, com duração de uma hora, ocorrem três vezes por semana, na Biblioteca, em horários que variam de acordo com a disponibilidade dos participantes. Ainda há vagas. Os interessados podem se dirigir diretamente à biblioteca, que atende das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, ou buscar mais informações pelo telefone (51) 3981-1049.

Nenhum comentário:

Postar um comentário