Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 29 de janeiro de 2016



Em torno de 6 mil guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município já foram retiradas em Estrela, de um total de 12,6 mil imóveis cadastrados. Destas, conforme o secretário da Fazenda Darlã Bellini, 5 mil foram quitadas pelos contribuintes, que aproveitam os descontos especiais. Para pagamento à vista até o dia 11 de março o desconto é de até 14% no valor: são 7% de abatimento e mais 7% se estiverem em dia com os demais tributos municipais. Para quitação do IPTU em cota única até 8 de abril o desconto é de 3%, mais 7% se não houver débitos. Para melhor atender os cidadãos, até o dia 31 o Setor de Arrecadação da prefeitura estará atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A Secretaria Municipal da Fazenda lembra aos proprietários de imóveis que desejaram parcelar o IPTU que isto pode ser feito em até 12 vezes. Quem optar pelo prazo máximo de 12 vezes deve efetuar o pagamento da primeira prestação até o dia 30 deste mês, desde que a mensalidade não seja inferior a R$ 30,00.

Para este ano, a estimativa da Secretaria da Fazenda é de que o município arrecade R$ 4,4 milhões com o IPTU. Em relação ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Bellini destaca que obedece aos mesmos prazos e descontos. O parcelamento, no entanto, poderá ser feito em três vezes. As guias do IPTU também podem ser impressas acessando o Portal Cidadão 24h.

O serviço de encaminhamento de carteiras de identidade junto ao Poupa Tempo, em Estrela, foi retomado esta semana. Estava suspenso devido às férias do servidor responsável e também em função da mudança de local. O atendimento continua na Rua 13 de Maio, mas a partir de agora no número 261, em frente ao antigo endereço. O horário é das 8h às 14h. 

Para o mesmo prédio estão se transferindo também o Procon – que já está atendendo - e os serviços de telefonia rurale o Fundo de Previdência para servidores da prefeitura. É um serviço, disponibilizado pelo Governo de Estrela, que tem por objetivo tornar mais fácil a vida do cidadão. 

O titular do posto de identificação, Silvio Schilling, informa que nesta semana foram encaminhadas em média 17 carteiras de identidade por dia.

A Secretaria Municipal da Agricultura está em novo endereço. A Smag atende agora na Rua 13 de Maio, no prédio onde estava localizado o Centro de Distribuição da prefeitura, que foi transferido para o Bairro Boa União. Na tarde desta quinta-feira (28) o prefeito em exercício Valmor Griebeler visitou as instalações da pasta, quando foi acompanhado pelo secretário José Adão Braun. 

O processo da venda do prédio onde se localizava a Agricultura, na Rua Coronel Müssnich, iniciou em 2014. A venda foi direta, sem necessidade de licitação, por que ocorreu entre órgãos públicos. O comprador foi o Ministério Público do Estado, que já possui uma sede ao lado.

Conforme o secretário José Adão Braun, o novo local é mais amplo e adequado, e proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais da pasta, assim como para o atendimento aos produtores rurais. 

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