Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 19 de janeiro de 2016



Governo de Estrela vai traçar Plano de Enfrentamento ao Aedes Aegypti

Um encontro com vários segmentos da comunidade estrelense vai tratar, no próximo dia 27 de janeiro, da construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti – “Todos contra o mosquito da dengue”. O convite é dirigido entidades da área urbana e rural, como a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços; Câmara de Vereadores, comunidades do interior, clubes de mães, hospital, associações de moradores de bairros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras. “É preciso a mobilização de todos para que, juntos, possamos construir um plano permanente de combate à dengue”, enfatiza o secretário da Saúde, Elmar Schneider.

O encontro do próximo dia 27 está marcado para as 14h, no Estrela Palace Hotel. Já nesta segunda-feira (18) o secretário e servidores da Vigilância Epidemiológica estiveram reunidos com a bióloga Carolina Brandt Gualdi e a veterinária Flávia Pereira Bavaresco, da Vigilância Ambiental em Saúde da 16ª CRS, que também está desenvolvendo ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Foi tratado, além do planejamento da reunião do dia 27, do Programa de Controle da Dengue. “Estamos trabalhando juntos”, frisou Flávia, enfatizando a importância da participação. “Não tem como trabalhar sem a participação da população, pois os criadouros estão nas residências”, ressalta. Conforme ela, o programa foca exatamente na eliminação dos criadouros. “Se não há mosquito, não tem risco de dengue e outras doenças”, diz. 

Schneider lembra que o município de Estrela já vem realizando um trabalho intenso de fiscalização e controle para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. No entanto, segundo ele, para evitar o aparecimento da doença, há necessidade de ampliar a participação da comunidade. A proposta, no dia 27, é escolher lideranças que representem todos os segmentos, para que estas venham a colaborar na elaboração do Plano Municipal de Combate à Dengue. Se isto for definido, uma primeira reunião do grupo de trabalho está agendada para 4 de fevereiro, às 14h, na Câmara de Vereadores. 

O Procon Municipal de Estrela está atendendo em novo endereço. Agora o órgão de proteção e defesa do consumidor fica na Rua 13 de Maio, 261, junto com o Escritório Municipal da Emater/RS. Anteriormente estava localizado na mesma rua, porém junto ao Centro de Distribuição da prefeitura, local para onde está se transferindo a Secretaria Municipal da Agricultura. 

O Procon tem como atribuição a fiscalização e o controle da produção, da industrialização, da distribuição, da publicidade de bens ou de serviços e do mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação, do meio ambiente e do bem estar do consumidor.

As ações do órgão são normatizadas pelas legislações que protegem o direito do consumidor no Brasil, como o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, e o Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997. Além de fiscalizar, atua também na área de educação do consumidor e do fornecedor.

Em virtude da troca de endereço, o Procon ainda não dispõe de telefone e o atendimento deve ser feito pessoalmente. O horário é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O “Brincadeira de Criança” é um projeto das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela, em parceira com a Comunidade Cristo Vive, para sanar dificuldade enfrentada por algumas famílias em janeiro, período de férias das escolas de Educação Infantil. Desde o inicio do mês, uma média de 35 crianças, de vários bairros da cidade, estão sendo atendidas pela entidade, em turno integral. 

O atendimento inicia-se às 6h30min, quando as crianças são acolhidas, estendendo-se até às 18h30min. Elas recebem café da manhã, lanches, almoço e café da tarde. Toda semana é proporcionada uma atividade diferente, como o “Dia da Piscina”, brinquedos infláveis e outras. É uma programação livre livre e dirigida, com enfoque lúdico e recreativo. 

Além da alimentação, o município cede duas servidoras para prestarem o atendimento aos meninos e meninas, junto com a equipe da Cristo Vive, formada por quatro monitores. Nesta quinta-feira (14) o secretário do Desenvolvimento Social, José Alves, fez uma visita ao local, para acompanhar o trabalho que está sendo realizado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário