Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Vale do Taquari e Paverama-RS - 21 de janeiro de 2016


Univates:

A Univates, por meio da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais– AAII, divulgou a abertura do edital para participação no Projeto “ICE2LAB 2016”. O edital objetiva selecionar 10 alunos para ficar, no período de 17 a 23 de abril na cidade de Lisboa, em Portugal, desenvolvendo atividades empreendedoras.

Além dos acadêmicos da Univates, vão participar mais 90 alunos oriundos de outros nove países: Portugal, Espanha, Finlândia, Holanda, Turquia, Áustria, Bélgica, Alemanha e Polônia. Os participantes terão que desenvolver uma mentalidade empreendedora, buscando internacionalizar e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de empresas locais.

Vale do Taquari:

Paverama: A obra de pavimentação asfaltica das Ruas Osvino Theobaldo Althaus e Juvenal Rodrigues de Freitas, no bairro Morro Bonito, tiveram seus trabalhos retomados essa semana. A paralisação se deu por conta da falta de repasses do Governo Federal para a empresa responsável pelo desenvolvimento da obra.

Pede-se atenção aos munícipes ao trafegarem pelas vias, visto que devido aos serviços poderá haver algum tipo de transtorno comum de toda obra. No local já foi realizada a microdrenagem e nessa semana foi iniciado o nivelamento para posterior receber a camada de base para o pavimento.

A Administração Municipal não esta medindo esforços para resolver as situações, mas neste caso pontual, a resolução do problema e continuidade das obras depende exclusivamente da liberação de recursos por parte do Governo Federal. 

Rio Grande do Sul:

- Assinada a ordem de início das obras de restauração integral do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre.

- As equipes de fiscalização agropecuária da Secretaria da Agricultura já apreenderam, desde dezembro passado, quase quatro toneladas de alimentos impróprios para o consumo no litoral norte e sul do Rio Grande do Sul.

- A primeira Vara Criminal de São Leopoldo negou pedido de revogação da prisão preventiva dos réus acusados de matar o aluno Frederico Colnaghi de Almeida, 22 anos, durante assalto em frente à Unisinos em novembro de 2015.

- Uma criança de quatro anos foi atingida por uma bala perdida no começo desta noite na rua Dona Otília, no Morro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre.

Brasil:

- Em dois dias de inscrições, o ProUni já ultrapassou a marca de um milhão de candidatos a bolsas de estudos em universidades particulares.

- O número de casos suspeitos de microcefalia no país chegou a três mil, oitocentos e 93. 

- O ministro da fazenda disse que espera a aprovação da CPMF até maio.

- O Ministério Público Federal encaminhou recomendação aos senadores Cássio Cunha Lima, do PSDB do Piauí, Telmário Mota, do PDT de Roraima, e Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, para que demitam parentes de quarto grau que ocupam cargos de confiança em seus gabinetes.

- O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da décima Vara da Justiça Federal em Brasília, autorizou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff seja ouvida como testemunha de defesa de um dos acusados de compra de medidas provisórias no governo federal.

- O Conselho de Administração da Mineradora Samarco aceitou nesta quarta-feira os pedidos de afastamento do diretor-presidente, Ricardo Vescovi, e do diretor de operações, Kleber Terra, de suas funções na companhia.

Mundo:

- O ano de 2015 foi o mais quente no planeta da história.

A Colômbia prevê para este ano mais de 600 mil infectados pelo vírus zika, com consequências graves apenas para as grávidas, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Alejandro Gaviria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário