Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 26 de janeiro de 2016



O Desafio da Canoagem, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, no último sábado (23.01), reuniu mais de 25 duplas em mais uma modalidade em disputa no projeto Viva Verão. O forte calor exigiu força e preparo dos participantes, que cumpriram trajetos de dois ou quatro quilômetros pelo Rio Taquari. 

A largada ocorreu junto ao Parque da Lagoa e os remadores precisavam chegar até uma bóia, a um quilômetro, retornando para cumprir o trajeto – de dois ou quatro quilômetros – conforme a categoria. Numa demonstração de que o evento vem se firmando a cada edição, promovendo o crescimento da canoagem no município, o desafio deste ano contou com competidores de várias cidades do Estado. Além de Estrela, participaram remadores de Lajeado, Canoas, Encantado, Nova Petrópolis, Gravataí, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Vencedores
Na categoria duplas masculinas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Dimas Sulzbach e Márcio Kayser (Aeca Sênior/Estrela). Em 2º lugar chegaram Tiago Heller e Edgar Santos (Os Iluminates/Estrela) e em 3º Eduardo Deconto e João Vargas (Black Aipim/Lajeado). Na Pró B (soma de idade de 71 anos ou mais) os vencedores foram Sílvio Zonato e Matheus Trapp, do Refúgio Explorer/Titãs, de Encantado/Lajeado.

Na categoria duplas femininas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) participaram Fernanda Sippel e Vanderléia Silva (SS Aventura/Lajeado). Na categoria duplas mistas Pró B - 4 km, Luciane e José Rhod, da Academia Corpus/Estrela, chegaram em primeiro lugar. Em 2º ficou a dupla Martina Hoklik e Marcos Friedrich (Adrediem/Nova Petrópolis) e em 3° Daiana Pizzutti e Fabiano Diedrich (Run4life/Canoas).

Na categoria duplas masculinas Esporte A - 2 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Daniel Saraiva e David Correia (Aeca Menor/Estrela), ficando em 2º José Pereira e Luís Zanettin (Aeca 1/Estrela) e em 3º Eduardo Webers e João Marques (Aeca Cadete/Estrela). No Esporte B (71 anos ou mais) os vencedores foram José Reis e Valdair Bueno, de Lajeado.

Na categoria duplas femininas Esporte B - 2 km (70 anos ou mais) a dupla Daniela Silva e Maristela Feltes (Academia Corpus 2/Estrela) foi a vencedora. Na categoria de duplas mistas Esporte A - 2 km (até 70 anos) o 1º lugar ficou com Jenifer e Vitor Leonhart , de Estrela; em 2º ficou a dupla Gabriela Stein e Geovani Petter (Jaca Fitness/Estrela) e em 3º Clarisse Batista e Rogério Borges (Big Hair/Porto Alegre). Na Esporte B (71 anos ou mais) em primeiro chegaram Denise Fischborn e Albino Kuhn (A Nata do Caquedo/Santa Cruz do Sul); em 2º Chirlei Losekann e Wagner Luceno (My Way Cia de Danças/Estrela) e em 3º Milene Souza e Cristiano Pereira (AC Fitness/Gravataí). 

Todos os competidores receberam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria ganharam troféus, entregues logo após o encerramento da prova. 

A Prefeitura de Estrela contratou duas empresas, vencedoras de licitação, para a roçada de terrenos baldios. O serviço está sendo feito nas áreas onde os proprietários já foram notificados pelo Setor de Fiscalização para fazerem a limpeza – que de acordo com o Código de Posturas é de sua responsabilidade – mas não tomaram esta providência. Depois de feita a roçada, o serviço será cobrado do proprietário. O valor é de R$ 0,33 o metro quadrado. A limpeza dos terrenos é importante nesta época do ano, quando a vegetação cresce mais rápido, para evitar a proliferação de animais peçonhentos. 

Um dos serviços prestados pela Secretaria de Obras Públicas de Estrela é o recolhimento de entulhos e lixo verde. Trabalho executado por uma equipe que atua exclusivamente nesta atividade e que, diariamente, recolhe de 12 a 15 cargas de material. Conforme o secretário Jorge Both, os entulhos e lixo verde são depositados em área licenciada, localizada em Linha São José. No local, tendo em vista que nem tudo pode permanecer na área, é feita uma seleção para a destinação correta dos materiais. 

O trabalho é feito de segundas a sextas-feiras. No entanto, de acordo com o secretário, de duas a três vezes por mês a equipe atua aos sábados, fazendo mutirões para manter a cidade limpa, devido ao grande volume de materiais. Mesmo neste período, quando muitas pessoas estão fora da cidade, o volume não diminuiu em relação aos outros meses do ano, mantendo-se a média diária. “A equipe também está reduzida devido às férias dos servidores, mas estamos tentando fazer o melhor para a comunidade”, ressalta Both. Ele aproveita para solicitar a colaboração dos moradores no caso de haver algum ponto crítico, mas frisa que todos serão atendidos. 

A Secretaria de Obras também está fazendo a roçada nas ruas e áreas de propriedade do município. Nesta quarta-feira o serviço foi executado no Bairro Boa União, no local onde será instalada a praça, que terá campo de futebol de areia, pista de caminhada e parque infantil. “As obras serão retomadas em breve”, informa Both. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário