Airton Engster dos Santos

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 26 de janeiro de 2016



O Desafio da Canoagem, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, no último sábado (23.01), reuniu mais de 25 duplas em mais uma modalidade em disputa no projeto Viva Verão. O forte calor exigiu força e preparo dos participantes, que cumpriram trajetos de dois ou quatro quilômetros pelo Rio Taquari. 

A largada ocorreu junto ao Parque da Lagoa e os remadores precisavam chegar até uma bóia, a um quilômetro, retornando para cumprir o trajeto – de dois ou quatro quilômetros – conforme a categoria. Numa demonstração de que o evento vem se firmando a cada edição, promovendo o crescimento da canoagem no município, o desafio deste ano contou com competidores de várias cidades do Estado. Além de Estrela, participaram remadores de Lajeado, Canoas, Encantado, Nova Petrópolis, Gravataí, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Vencedores
Na categoria duplas masculinas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Dimas Sulzbach e Márcio Kayser (Aeca Sênior/Estrela). Em 2º lugar chegaram Tiago Heller e Edgar Santos (Os Iluminates/Estrela) e em 3º Eduardo Deconto e João Vargas (Black Aipim/Lajeado). Na Pró B (soma de idade de 71 anos ou mais) os vencedores foram Sílvio Zonato e Matheus Trapp, do Refúgio Explorer/Titãs, de Encantado/Lajeado.

Na categoria duplas femininas Pró A - 4 km (soma de idades até 70 anos) participaram Fernanda Sippel e Vanderléia Silva (SS Aventura/Lajeado). Na categoria duplas mistas Pró B - 4 km, Luciane e José Rhod, da Academia Corpus/Estrela, chegaram em primeiro lugar. Em 2º ficou a dupla Martina Hoklik e Marcos Friedrich (Adrediem/Nova Petrópolis) e em 3° Daiana Pizzutti e Fabiano Diedrich (Run4life/Canoas).

Na categoria duplas masculinas Esporte A - 2 km (soma de idades até 70 anos) os vencedores foram Daniel Saraiva e David Correia (Aeca Menor/Estrela), ficando em 2º José Pereira e Luís Zanettin (Aeca 1/Estrela) e em 3º Eduardo Webers e João Marques (Aeca Cadete/Estrela). No Esporte B (71 anos ou mais) os vencedores foram José Reis e Valdair Bueno, de Lajeado.

Na categoria duplas femininas Esporte B - 2 km (70 anos ou mais) a dupla Daniela Silva e Maristela Feltes (Academia Corpus 2/Estrela) foi a vencedora. Na categoria de duplas mistas Esporte A - 2 km (até 70 anos) o 1º lugar ficou com Jenifer e Vitor Leonhart , de Estrela; em 2º ficou a dupla Gabriela Stein e Geovani Petter (Jaca Fitness/Estrela) e em 3º Clarisse Batista e Rogério Borges (Big Hair/Porto Alegre). Na Esporte B (71 anos ou mais) em primeiro chegaram Denise Fischborn e Albino Kuhn (A Nata do Caquedo/Santa Cruz do Sul); em 2º Chirlei Losekann e Wagner Luceno (My Way Cia de Danças/Estrela) e em 3º Milene Souza e Cristiano Pereira (AC Fitness/Gravataí). 

Todos os competidores receberam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria ganharam troféus, entregues logo após o encerramento da prova. 

A Prefeitura de Estrela contratou duas empresas, vencedoras de licitação, para a roçada de terrenos baldios. O serviço está sendo feito nas áreas onde os proprietários já foram notificados pelo Setor de Fiscalização para fazerem a limpeza – que de acordo com o Código de Posturas é de sua responsabilidade – mas não tomaram esta providência. Depois de feita a roçada, o serviço será cobrado do proprietário. O valor é de R$ 0,33 o metro quadrado. A limpeza dos terrenos é importante nesta época do ano, quando a vegetação cresce mais rápido, para evitar a proliferação de animais peçonhentos. 

Um dos serviços prestados pela Secretaria de Obras Públicas de Estrela é o recolhimento de entulhos e lixo verde. Trabalho executado por uma equipe que atua exclusivamente nesta atividade e que, diariamente, recolhe de 12 a 15 cargas de material. Conforme o secretário Jorge Both, os entulhos e lixo verde são depositados em área licenciada, localizada em Linha São José. No local, tendo em vista que nem tudo pode permanecer na área, é feita uma seleção para a destinação correta dos materiais. 

O trabalho é feito de segundas a sextas-feiras. No entanto, de acordo com o secretário, de duas a três vezes por mês a equipe atua aos sábados, fazendo mutirões para manter a cidade limpa, devido ao grande volume de materiais. Mesmo neste período, quando muitas pessoas estão fora da cidade, o volume não diminuiu em relação aos outros meses do ano, mantendo-se a média diária. “A equipe também está reduzida devido às férias dos servidores, mas estamos tentando fazer o melhor para a comunidade”, ressalta Both. Ele aproveita para solicitar a colaboração dos moradores no caso de haver algum ponto crítico, mas frisa que todos serão atendidos. 

A Secretaria de Obras também está fazendo a roçada nas ruas e áreas de propriedade do município. Nesta quarta-feira o serviço foi executado no Bairro Boa União, no local onde será instalada a praça, que terá campo de futebol de areia, pista de caminhada e parque infantil. “As obras serão retomadas em breve”, informa Both. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito de Estrela visita obras da nova fábrica da Prost Bier

Prefeito de Estrela visita obras da nova fábrica da Prost Bier Rafael Mallmann esteve na tarde desta quarta-feira conhecendo o atua...