Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 15 de janeiro de 2016



Univates:
Envolvendo estudantes do ensino fundamental de uma escola de Arroio do Meio (RS), um projeto vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) ePós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates buscou trabalhar estratégias de ensino em sala de aula e dar suporte à elaboração de projetos de pesquisa. Iniciada em novembro de 2014, a iniciativa consistiu em encontros entre professores e alunos, nos quais foram sugeridas e analisadas novas metodologias para a aprendizagem.

Vale do Taquari:

Colinas - A Secretaria Municipal da Agricultura comunica aos produtores rurais do município de Colinas, que estão a disposição as Sementes de Milho pelo Sistema Troca- troca, da empresa Santa Helena. Os produtores podem passar na Secretaria para a assinatura do contrato e a retirada do milho. Obs. Não será feita a entrega de milho para terceiros sem a assinatura do contrato feito pelo próprio produtor.

Em cerimônia realizada no Centro de Referência em Assistência Social de Paverama, tomaram posse na manhã do último domingo (10/01) os novos conselheiros tutelares do município, que exercerão mandato pelos próximos quatro anos. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Vanderlei Markus, Vice- prefeito Edgar Hauenstein, os Vereadores Eldo Danir Dickel, Darlan de Souza, Élio Griebeler (Bastião), e João Edson Oliveira Morais, (Branquinho), a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paverama (COMDICA) Sandra Lorenzetti, além de familiares e comunidade em geral.

Rio Grande do Sul:

Relatório divulgado  pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente libera o banho nos seis pontos de banho no Belém Novo e Lami, na zona sul de Porto Alegre. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto.

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí prendeu  um jovem de 20 anos suspeito de abusar da enteada, de dez anos. A menina está grávida de seis meses que não pode ser interrompida. 

Foi preso no Centro de São João Batista, em Santa Catarina, o homem de 57 anos acusado de matar dois vizinhos após ficar irritado com o som alto de um carro em Esteio, em setembro passado. Além de procurado pelo crime gaúcho, foi detido em flagrante por portar munição.

O Hemocentro do Estado convoca doadores para garantir estoques de todos os tipos sangue durante o Carnaval. O pedido é para que as pessoas doem sangue durante o mês de janeiro e na primeira semana de fevereiro.

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul atingiu em novembro do ano passado o seu menor nível desde janeiro de 2003. A queda na atividade da indústria chegou a 0,8% na comparação mensal com outubro, com ajuste sazonal.

Pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo mostra que a principal preocupação de lojistas de rua no Rio Grande do Sul é o aumento de assaltos e com a segurança de clientes e funcionários. O resultado surpreendeu o presidente da AGV.

Sete veículos do Uber foram recolhidos durante fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação em diversos pontos de Porto Alegre durante esta quinta-feira. Entre os carros apreendidos estão um Ônix, um Siena e um Etios. 

Brasil:

O Movimento Passe Livre fez nesta quinta-feira o terceiro protesto do ano contra o aumento das tarifas do transporte público de São Paulo. O grupo realizou dois protestos simultâneos, no Centro e outro na zona oeste.

A chuva dos últimos dias gera transtornos em três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Milhares de pessoas seguem fora de casa vítimas de alagamentos ou deslizamentos.

O ex-presidente e ex-senador José Sarney foi internado nesta quinta-feira para ser submetido a uma cirurgia no ombro direito. O peemedebista fraturou o úmero no dia 12, em decorrência de uma queda em sua casa de veraneio, no Maranhão.

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos nesta quinta-feira a Lei Orçamentária Anual de 2016. A proposta, aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional, será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

O Ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou que o piso nacional do magistério será reajustado em 11,36% passando para dois mil cento e 35 reais. O piso vale para todos os professores da rede pública da educação básica do país, com carga horária de 40 horas semanais.

Mundo:

Um novo comboio de ajuda humanitária chegou hoje à cidade síria de Madaya, onde os habitantes sofrem com a fome após meses de cerco das forças governamentais. Dezenas de caminhões carregados com alimentos e medicamentos ingressaram no território dominado por rebeldes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário