Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 27 de janeiro de 2016

]


Uma das modalidades esportivas em disputa no projeto Viva Verão, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, o futevôlei já tem os campeões da modalidade. As finais foram disputadas na segunda-feira (25.01), no Parque Princesa do Vale. Na final, Fernando e Carlos conquistaram o 1º lugar ao vencerem Adriano e Evandro, que ficaram em 2º, por 21 a 19. Em 3º ficou a dupla Tiago e Henrique e em 4º lugar, Jé (Alexandre) e Marcelo. 

Nesta quarta-feira (27.01) começa o vôlei de duplas masculino, que tem a participação de 12 duplas, divididas em três chaves. Os jogos desta quarta, todos pela chave A, começam às 19h30min, no Princesa do Vale. Os confrontos serão entre Douglas e Diego X Luciano e Fernando; Joel e Vinícius X Valdir e Darlan; Douglas e Diego X Joel e Vinícius; Valdir e Darlan X Luciano e Fernando; Valdir e Darlan X Douglas e Diego e Luciano e Fernando X Joel e Vinícius. 

Uma galera animada e cheia de disposição mostrou, na noite desta segunda-feira (25.01), que sempre há tempo para a prática de atividades físicas. Quatro equipes – dos grupos do Vida Saudável de Linha Wink e dos bairros das Indústrias e Boa União, de Estrela, e do Cras de Poço das Antas – disputaram a modalidade de beach câmbio do projeto Viva Verão, da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela. As partidas foram realizadas no Parque Princesa do Vale e ao final dos jogos, o grupo do Bairro das Indústrias sagrou-se campeão. Em 2º lugar ficou a equipe de Poço das Antas; em 3º a de Linha Wink e em 4º lugar a do Bairro Boa União.

Os competidores do câmbio têm idade a partir dos 45 anos. A pensionista Sibila Trein, do Grupo da Boa União, foi uma das atletas que disputaram a modalidade. Aos 64 anos, ela participa do Vida Saudavel desde 2009 e há um ano começou a praticar câmbio. Agora, não abre mão. “Adoro. Mudei para melhor”, diz Sibila, que conta os reflexos positivos da atividade física. “A saúde melhorou e tenho mais disposição”, revela. Ela joga o câmbio uma vez e faz ginástica duas vezes por semana. Antes de participar do grupo a vida era, segundo ela, “só trabalho”. Agora, não pensa em parar, porque também são momentos para brincar, distrair-se e desestressar.

O câmbio é um jogo de voleibol adaptado, que faz uso da quadra e da bola de vôlei. As equipes têm 12 jogadores, sendo nove titulares e três reservas. O rodízio se dará toda a vez em que o jogador da posição 8 (centro) arremessar a bola para a meia quadra oposta e gritar “câmbio”. No rodízio todos os jogadores da equipe trocam de lugar observando a ordem numérica sequencial das posições. A recepção será com bola presa, podendo ser executados no mínimo um e no máximo três passes, sendo o último, obrigatoriamente, o de arremesso para o lado adversário, que dará a ordem de câmbio. Em síntese, no máximo três jogadores da mesma equipe tocarão na bola durante a jogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário