Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 13 de janeiro de 2016



Em alerta para prevenir o aparecimento de focos do mosquito da dengue, o Governo de Estrela realizou, no último sábado (09.01), ação para conscientizar a população sobre medidas que cada cidadão pode fazer para eliminar os criadouros do aedes aegypti, transmissor também da febre chikungunya e do zika vírus. Um grupo com mais de 20 pessoas, entre secretários municipais, servidores e vereadores, distribuiu folhetos em pontos estratégicos da cidade, orientando a população.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Carmen Hentschke, até o momento não foram registrados casos da doença no município. Houve somente dois suspeitos, que não foram confirmados. No entanto, segundo ela, é preciso estar em alerta. A Vigilância Ambiental, conforme Carmen, intensificou a fiscalização em pontos onde o mosquito pode se proliferar. Além disso, é feito o monitoramento semanal em 54 armadilhas espalhadas pela cidade para verificar se há ocorrência do aedes aegypti. Para evitar a doença, segundo ela, é imprescindível que a comunidade colabore, pois há medidas simples que podem evitar o aparecimento do transmissor.

Os folhetos foram distribuídos na Feira do Produtor, por onde teve início a ação; no calçadão da Rua Fernando Abott e ruas centrais da cidade, na rodoviária e nas sinaleiras da Avenida Rio Branco. “Queremos envolver toda a comunidade e precisamos de ações fortes, fazendo um enfrentamento conjunto para evitar o surgimento do mosquito da dengue”, frisou o secretário da Saúde Elmar Schneider.

Evite a dengue
- Mantenha o quintal sempre varrido, eliminando os recipientes que possam acumular água, como tampinhas de garrafa, folhas e sacolas plásticas
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis e caixas d’água), mantendo-os sempre limpos
- Nas piscinas, a forma mais prática de evitar o surgimento do aedes é manter o ano inteiro a rotina de adicionar cloro ou outro produto que elimine micro-organismos. Se a piscina não estiver em uso, deve ser coberta com uma lona e a água deve ser tratada com cloro e outros desinfetantes
-Guarde garrafas com o gargalo para baixo
- Guarde pneus velhos sob um abrigo, evitando que acumulem água
- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada
- Não coloque água nos potes dos vasos de plantas, mas encha-os com areia

A vontade de evoluir e conquistar uma vaga no mercado de trabalho levou a estudante Andressa Caroline da Silva (16), do Bairro Imigrantes, a participar do curso de operador de supermercados, realizado pelo Governo de Estrela por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ela disse que sempre teve vontade de atuar em supermercados, mas não tinha conhecimento. Com a qualificação, acredita que terá melhores condições de conseguir uma colocação na área. 

O curso é gratuito e teve início em setembro do ano passado. As aulas se estenderão até abril, com dois encontros por semana. O objetivo é proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências básicas relativas às rotinas dos principais setores de trabalho na loja ou supermercado. Estão sendo abordados conteúdos como o atendimento ao cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, matemática comercial e financeira, estoque e reposição de mercadorias, operação de caixa, noções de merchandising, empacotamento, alimentos perecíveis, entre outros.

Na última segunda-feira (11) o secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, fez uma visita à turma, destacando aos alunos a importância do aperfeiçoamento profissional. Segundo ele, esta é uma das metas do Governo de Estrela, que desde 2013 vem atuando forte no sentido de proporcionar a qualificação da mão-de-obra local, criando novas oportunidades de trabalho.

Qualificar-se também é o objetivo de Mariza Teresinha Francisco (57), moradora do Bairro Imigrantes. Ela já fez outros cursos profissionalizantes, como de padaria e cozinha, mas não abre mão de buscar mais conhecimentos. “Aprendemos muitos nestes cursos”, frisa Mariza, que é servidora pública. A qualificação e aperfeiçoamento, segundo ela, abrem mais oportunidades no mercado de trabalho.

As escolas municipais de Educação Infantil de Estrela receberão inscrições de novos alunos somente a partir do dia 11 de fevereiro. Neste mês de janeiro as escolas estão em férias,, período no qual os prédios estão recebendo manutenção. As inscrições, a partir de fevereiro, poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pinheiro Machado, n° 343, 3º andar. O retorno às atividades nas escolas de Educação Infantil será no dia 4 de fevereiro. Antes disso, no dia 3, as equipes das Emeis retornam para preparar a acolhida às crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário