Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Paverama-RS - 22 de janeiro de 2016


Univates:

A cada semestre, a Univates recebe calouros e veteranos com atividades especiais pelo campus. Na volta às aulas de 2016A, a programação de acolhida contará com eventos promovidos pelos diferentes Centros em que os cursos da Instituição estão organizados, pessoas identificadas para receber a comunidade acadêmica e intervenções artísticas, além de apresentação gratuita da banda gaúcha Capitão Rodrigo. 

O show também é comemorativo aos dez anos da Rádio Univates e será realizado no dia 18 de fevereiro, às 20h45min, no estacionamento localizado atrás do Complexo Esportivo (rua Avelino Tallini, 171, bairro Universitário, Lajeado).

Vale do Taquari:

Paverama - A Secretaria de Obras vem trabalhando com muito afinco nas estradas do interior do município. Desde janeiro a pasta está trabalhando em período integral o que dá mais tempo de atividades diárias, mas devido a férias de alguns funcionários está com o grupo reduzido.

Nesta semana as máquinas estiveram trabalhando no Chapadão e Passo Fundo, onde foi realizada a limpeza das valetas e alargamento da via, estrada esta que devido às condições climáticas do final de 2015 estava em situação precária, além disso, alargamento e a colocação de saibro também foram executados no local. A escola do Bairro Morro Bonito recebeu atenção especial devido à necessidade de término da obra, foi feito o rebaixamento do terreno para posterior ser colocado o piso de concreto paviess.

Desde o dia 4 de janeiro já foram realizados 112 serviços oriundos de pedidos na secretaria de obras. Segundo dados da pasta cerca de 15 novos pedidos de serviços são solicitados diariamente, a secretaria pede compreensão de todos pois hoje existe mais de 450 pedidos a serem feitos, e conforme o tempo ajudar e dentro do cronograma estipulado serão efetuados.

Mesmo diante de adversidades a equipe da Secretaria de Obras está focada na melhoria das estradas vicinais em diversos pontos do município conforme estipulado em cronograma. “Sabe-se exatamente onde os pontos não estão bons e estamos trabalhando para sanar isso o quanto antes, compreensão é fundamental, pois temos mais de 500 KM de estradas de chão” enfatizou Jocemar Bizarro de Vargas, responsável pelo setor de obras.

Rio Grande do Sul:

- Pelo menos três prefeitos de pequenas cidades gaúchas decidiram exonerar todos os secretários para tentar equilibrar as contas. 

- Trânsito ainda é lento na BR-290 após acidente com cinco veículos.

- O Hospital Conceição vai reduzir em 40% número de partos nos próximos meses. O local vai passar por obras de adequação do Centro Obstétrico para cumprir exigências no Ministério da Saúde.

- O número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados pelo Detran no Estado aumentou 62% em 2015, na comparação com o ano anterior.

Brasil:

- A presidente Dilma Rousseff convocou ministros para fazer um balanço dos trabalhos de combate ao Aedes Aegipty e traçar as próximas ações. 

- O surfista brasileiro Eduardo Bassetto sofreu um grave acidente na praia de Makaha, no Havaí.

- O governo Federal vai criar, com recursos de mineradoras, uma fundação para recuperar do rio Doce.

- No ano em que os casos e os óbitos por dengue bateram recorde no país, o Ministério da Saúde reduziu pela metade a verba extra repassada às prefeituras para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em comparação com 2013.

- O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou a investidores em Davos, na Suíça, que o resultado da economia brasileira em 2016 pode ser melhor do que o esperado.

- O setor de franquias segue em crescimento no Brasil. Houve aumento de 7% no ano passado em comparação com 2014, passando para 237,195 mil.

Mundo:

- O papa Francisco quer mudar a tradição e incluir mulheres na cerimônia do lava-pés.

- O governo venezuelano cancelou na última hora seu comparecimento no Parlamento, no qual deveria explicar nesta quinta-feira a situação da economia e um decreto de urgência, ao se negar a que a sessão fosse pública, informaram fontes legislativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário