Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Prefeitura de Estrela-RS - 27 de maio de 2016



Professores dos anos iniciais e dos jardins A e B das escolas da rede municipal de ensino de Estrela participaram, na noite desta terça-feira (24/05), de formação com o escritor e ilustrador André Neves. A capacitação de duas horas teve como principal objetivo apresentar as obras do autor, seu processo de criação e, especialmente, instrumentalizar os profissionais de educação para desenvolver o trabalho pedagógico nas escolas. André Neves estará presente na Feira do Livro de Estrela/2016, em setembro e, também, nas atividades pré-feira, no mês de agosto.

Conforme o palestrante, a leitura, que também é visual, está muito presente na vida cotidiana das pessoas e é preciso, no contexto atual, novas formas de olhar a leitura. Segundo ele, no livro infantil letras e imagens se complementam e, por isto, procura dar destaque às imagens. “A leitura está presente em tudo. Hoje é difícil estar com um livro na mão, que é um processo de consciência maior, de solidão, o que é diferente de outros suportes como a internet”, diz.

Desta forma, de acordo com o escritor, o professor tem um papel muito importante no estímulo à leitura. “Os professores que leem conseguem formar leitores com mais facilidade. O cotidiano é corrido, mas mostrar amor pelos livros é conquistar mais leitores. É o exemplo”, enfatiza.

André Neves é autor e ilustrador de livros infantis. Entre suas obras estão Um pé de vento; Caligrafia de Dona Sofia; Colecionador de Pedras; O enigma das caixas; Menino chuva na rua do sol; Mestre Vitalino; O ovo e vovô; A seca; O segredo da arca de Troncoso; Uma história sem pé nem cabeça; Vira, vira, vira lobisomem; Maria Peçonha; Sebastiana e Severina, Lino, Margarida, Obax, Tom, Entre Nuvens, Brinquedos, O Tômbulo do Lombo, entre outros.

O escritor trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. É formado em Relações Públicas e em Artes Plásticas, que começou a estudar em 1995. Desde então, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário