Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Notícias da Preitura de Estrela-RS - 11 de maio de 2016




O vice-prefeito em Exercício, Valmor Griebeler, decretou na manhã desta terça-feira (10) luto oficial de três dias no município pelo falecimento de Alcides Dall’Orsoletta, ex-secretário de Indústria e Comércio e de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Estrela entre os anos de 1989 e 1992. Orsoletta também presidiu o Lions Clube da cidade (2001). Ele deixa esposa, filhos e netos. Seu sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira, no cemitério católico da Paróquia Santo Antônio.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou a gestão plena dos recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao Hospital Estrela. Com isso, a partir do mês de junho as verbas do Ministério da Saúde, até então repassadas ao Estado e pagas posteriormente ao hospital, passam a ser administradas no município. São mais R$ 14 milhões do ministério, além dos R$ 14 milhões que a prefeitura investe nesta área. 

“Tenho certeza de que, a partir de agora, Estrela fará verdadeiramente a gestão na saúde, pois poderemos acompanhar e fiscalizar as ações e haverá maior transparência na aplicação dos recursos”, diz o secretário da Saúde, Elmar Schneider. Ele frisa que o objetivo da gestão plena é gerir melhor a saúde, pois as necessidades da população e ações serão discutidas diretamente com a direção do hospital.

A diretora do hospital, irmã Teresia Steffen, explica que a gestão plena não significa que virão mais recursos para a instituição. Num primeiro momento, segundo ela, é a garantia de que os valores chegarão mais rápido para a sua finalidade, o que não vem ocorrendo. Desde janeiro não ocorrem pagamentos por parte do Estado e o governo federal somente efetuou o repasse de janeiro e 70% dos serviços referentes a fevereiro e março.

Irmã Teresia ressalta, ainda, que a partir da gestão plena a cada três meses poderão ser ajustadas metas- de acordo com a demanda de cada tipo de atendimento – o que não era possível. Ela observa, por outro lado, que não haverá mudanças no sistema de regulação de média e alta complexidade. “O hospital vai continuar atendendo nos mesmos níveis de complexidade de hoje”, assinala a diretoria da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário