Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 18 de maio de 2016



A Secretaria de Obras Públicas de Estrela está atuando em vários pontos da cidade e interior do município, executando melhorias em ruas e estradas. Na última semana foi substituída a tubulação na Rua Geraldo Pereira, no Bairro Auxiliadora. Segundo o secretário Jorge Both, a existente foi danificada, o que impedia o escoamento das águas pluviais. Para resolver a situação foram colocados, de acordo com o secretário, oito tubos de concreto de 1,5 metro de diâmetro. A próxima etapa é a colocação do aterro.

Já no interior os trabalhos se concentraram na recuperação das estradas. Em Linha Lenz foi feita a limpeza de valetas, também para o melhor escoamento das águas da chuva, a fim de evitar danos na pista. Em Linha São José e na estrada conhecida como “Travessão de Colinas” equipes da secretaria trabalharam no patrolamento, para a posterior colocação de brita, a fim de deixar as vias em boas condições de trafegabilidade.

O município sedia, na próxima sexta-feira (20 de maio), a assembleia mensal da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Os prefeitos da região estarão reunidos a partir das 10h, no Centro Comunitário Cristo Rei. Na ocasião, entre outros assuntos em pauta, estará a situação referente à destinação dos resíduos sólidos nos municípios, com a participação do secretário do Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, que é o representante regional no Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente junto à Famurs.

Segundo Eidelwein, o objetivo é iniciar uma discussão com os prefeitos sobre a formação de um consórcio regional, por meio do Consisa, para a destinação dos resíduos. Ele informa que está sendo realizada uma pesquisa junto às prefeituras para saber a quantidade produzida, sua destinação e o gasto dos municípios. Eidelwein acredita que a implantação de um consórcio reduziria em cerca de 50% o custo que as prefeituras têm hoje para dar a correta destinação ao lixo. Ele lembra que a lei que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos deve ser cumprida até o final de 2017. 
]
Também estará presente na assembleia o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, que vai divulgar o Campeonato Regional da entidade, edição 2016. Após o encontro, a ser presidido pelo prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, haverá almoço de confraternização. No dia 20 de maio, o município de Estrela estará comemorando 140 anos de emancipação político-administrativa. 

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela vai receber, de 18 a 25 de maio, inscrições visando o cadastro reserva de profissionais, para o ano letivo de 2016, ao cargo de professor de Língua Portuguesa. As inscrições serão recebidas na Smed, localizada na Rua Pinheiro Machado, 343, Centro (prédio da antiga Polar), no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h. A documentação necessária e demais informações estão disponíveis no Edital de Processo Seletivo nº 06-04/2016, que pode ser acessado no site do município: www.estrela.rs.gov.br, em processo seletivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário