Notícias da Prefeitura de Estrela - 09 de maio de 2016



A Secretaria Municipal da Agricultura de Estrela (Smag) inicia, a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. Na segunda-feira (9) a imunização será feita em Arroio do Ouro, começa no Rogério Roque Reichert e vai até o Valdemar Barth, inclusive a Travessa da Saibreira. Na terça (10), segue em Arroio do Ouro e Figueira, a partir da propriedade de Valdemar Barth até a barragem. Na quarta (11), a aplicação da vacina será feita no Distrito de Delfina, abrangendo toda a comunidade. Na quinta (12) será nas localidades de São Luiz e São João. Na sexta-feira (13) serão imunizados os animais nas localidades de Santa Rita e Porongos, a partir de João B. Zwirtes em direção à BR-386, e da rodovia – da ponte da Languiru – até o trevo do Distrito de Glória, inclusive a travessa da caixa d’água de Porongos. Sábado (14) será em Glória, a partir da caixa d’água de Porongos em direção à vila, e começando na propriedade de Roberto Scherer em direção à vila e até a BR-386. 

No dia 16 de maio a campanha será realizada em São Jacó, abrangendo toda a comunidade, inclusive as travessas; no dia 17 em Novo Paraíso, até Laurindo Martins e travessa para Linha Lenz; dia 18 também em Novo Paraíso, mas da travessa da cascata em direção à Linha Wink; e no dia 19, em Lenz Fundos, começando na propriedade de Mauro Flach em direção a de Danilo Wülfing, junto com os moradores da Rota do Sul. 

A imunização do rebanho segue no dia 23 de maio, na comunidade de Linha Lenz, a partir da Rota do Sol em direção à estrada da cachaça, inclusive; no dia 24 em Linha Geraldo Alta, começando no antigo Salão Hagemann até Roseli Sulzbach, inclusive a Rota do Sol; dia 25 em Geraldo Baixa, onde começa no Harti Korte e segue em direção ao asfalto de Costão, inclusive Travessa do Tenn Pass e da Lagoa; dia 27 na Wolf e Roncador, iniciando na antena da Rádio Sorriso em direção ao cemitério e partir da propriedade de Roque Hauschild até a de Lotário Diehl. No dia 30 a vacinação será feita em Chá da Índia e Costão, começando no Valmir Auri Scheeren em direção à Capatazia e Colinas; e dia 31 de maio, Costão e São José, com início na Capatazia abrangendo todos os moradores da ERS-129 até a Vila São José, inclusive a travessa da capela, até a Rota do Sol.

Conforme a Secretaria da Agricultura, a expectativa é imunizar em torno de 17 mil animais. A Smag pede que os proprietários deixem os animais presos até a chegada dos vacinadores e permaneçam em casa no momento da aplicação.

Em cerimônia presidida pelo vice-prefeito Valmor Griebeler, o município de Estrela e o Serviço Social do Comércio (Sesc) renovaram o termo de cooperação do Programa Mesa Brasil. O ato foi realizado na tarde desta quinta-feira (5), no Salão Nobre da prefeitura, com a presença da gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, do presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Scheeren, entidades beneficiadas e colaboradores do programa. A parceria com entidades e instituições, que viabilizam a iniciativa no município, foi destacada pelo vice-prefeito. “É significativo contar com as parcerias. Temos compromisso com nossa comunidade e o programa se reveste de grande importância pelo seu caráter social”, enfatizou. 

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Em Estrela beneficia a Centro Social Colméia, Desafio Jovem Betel, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Fundação Vovolândia São Pedro. De janeiro de 2015até 5 de maio, destinou 19 toneladas de alimentos a essas instituições. Já as doações chegaram a 7,7 toneladas.

A gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, destacou que o programa atende 106 instituições na região, com a colaboração de 84 doadores parceiros. Frisou que um dos seus objetivos é evitar o desperdício de alimentos e, para isto, realiza também ações educativas, capacitando as pessoas que atuam nas entidades para o melhor aproveitamento dos alimentos. Já o presidente do Legislativo, Adriano Scheeren, citou que o voluntariado é muito forte em Estrela, mencionando o Mesa Brasil como um dos exemplos destas ações. “Que possamos fazer cada vez mais aos que precisam”, disse. 
Também participaram da cerimônia a equipe técnica do Mesa Brasil Vales do Taquari e Rio Pardo, representantes do Lions Club e do Legislativo. Lions e as empresas Fritz Ovos Coloniais, Estrelat e Latvida colaboram com a doação de alimentos para o programa. 

A psicóloga Mariana Mazzarino participou, de 24 a 27 de abril, das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, realizadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Ela fez parte do grupo de delegados do Rio Grande do Sul na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu paralelamente às conferências nacionais do Idoso, das Pessoas com Deficiência e dos LGBTS. 

A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme Mariana, reuniu cerca de 1.400 delegados de todo o país, dos quais cerca de 32% eram crianças e adolescentes de vários estados. O evento, de acordo com a psicóloga, teve como foco o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

O fortalecimento dos Conselhos da Criança e Tutelares, envolvendo a capacitação dos profissionais e melhores condições de trabalho, foi outro assunto debatido durante a conferência, assim como a articulação da rede de proteção. Em relação à redução da maioridade penal, tema igualmente discutido durante o evento, Mariana salienta que a maioria dos delegados manifestou-se contrária, por entender que fere os direitos de proteção a crianças e adolescentes conquistados com o ECA. A psicóloga Mariana Mazzarino representou o município de Estrela, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Vale do Taquari neste evento em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário