Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 12 de maio de 2016

Univates:

A Univates oferece aulas sobre o CorelDraw do dia 4 de junho ao dia 9 de julho. Ministrado por Artur Martini, o curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos dos principais recursos do programa na criação de materiais gráficos, como artes,banners, fôlderes e logotipos. Os encontros ocorrem aos sábados das 8h20min às 11h40min. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio.

Entre os conteúdos estão: interface; trabalhar, manipular e organizar objetos; soldar, aparar e interseccionar cores, preenchimentos e contornos; além de efeitos ebitmaps. As aulas ocorrem na sala 204 do Prédio 11.

O investimento é de duas parcelas de R$ 140,00, por boletos bancários. Alunos e diplomados dos cursos de graduação e sequencial, além de acadêmicos dos cursos técnicos e de pós-graduação da Univates, recebem 10% de desconto.

Vale do Taquari:

Colinas adere ao movimento Maio Amarelo

Durante o mês de maio, os órgãos de trânsito buscam, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), a conscientização de condutores de veículos e pedestres ao Movimento Maio Amarelo. Colinas realizará atividades educativas com as crianças das escolas municipais, assim como campanha educativa aos condutores de veículos, nas vias municipais.

O movimento busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, conseqüentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Rio Grande do Sul;

Uma aluna da ESPM foi alvo de um sequestro relâmpago, na noite desta terça-feira, em Porto Alegre. Ela estava deixando a faculdade quando foi rendida por criminosos que acabaram roubando seu carro, um GM Cobalt preto.

A abordagem teria sido feita na travessa Dezenove de Novembro, no bairro Santo Antônio, zona Leste de Porto Alegre. Segundo informações da Brigada Militar, ela foi levada no próprio veículo, um Chevrolet Cobalt preto, e liberada cerca de 20 minutos depois na rua Heráclito Graça, na Vila Conceição.

O carro também foi encontrado na mesma noite em uma garagem no Morro da Cruz. Policiais do 19º BPM, que atendem o caso, prenderam uma suspeita do sequestro, em um veículo onde havia documentos da estudante.

Brasil:

O plenário do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira, a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na votação eletrônica, 55 senadores votaram a favor e 22 contra. Houve duas ausências. Após quase 20 horas de duração, o presidente da Casa, Renan Calheiros, encerrou a sessão extraordinária às 6h38min.

Cabe agora ao primeiro-secretário da Mesa-Diretora da Casa, Vicentinho Alves, notificar Dilma pessoalmente da decisão de afastá-la por até 180 dias, período em que o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do País. Dilma acompanhou a votação no Palácio do Planalto e deve receber a notificação ainda nesta quinta. Diferente dela, Michel Temer será notificado por escrito da decisão do Senado. Não será necessário nenhum tipo de transmissão de cargo ou outra formalidade.

A sessão extraordinária que aprovou a admissibilidade do impeachment de Dilma teve início ainda na manhã de quarta-feira. Dois 81 senadores, 71 discursaram no plenário antes da votação.

Mundo:

A imprensa da Europa informou o afastamento da presidente Dilma Rousseff por meio de alertas de "urgente" distribuídos a seus leitores. Para o jornal francês Le Monde, o Brasil deu salto "no desconhecido" com a abertura do processo de impeachment no Senado, aprovada no início da manhã desta quinta-feira em Brasília.

"Após uma longa noite de deliberações, o Senado chegou, na noite dessa quarta para quinta-feira, à maioria dos votos necessários para a admissão do processo de impeachment (destituição). A presidente deverá deixar o Planalto, sede da presidência, ladeada por seu mentor, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente entre 2003 e 2010", informou o jornal francês. "O resultado do voto no Senado a obriga a entregar o poder a seu vice-presidente, Michel Temer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário