Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 16 de maio de 2016


Univates:

Com data marcada para os dias 6 e 7 de outubro, a 6ª Feira de Ciências Univates tem por objetivo despertar novos talentos para a pesquisa. Para dar início às atividades voltadas ao evento e buscando orientar sobre a estrutura dos projetos de pesquisa, assim como esclarecer dúvidas gerais acerca da sexta edição do evento, a Comissão Organizadora realiza, nos dias 20, 21 e 23 de maio, a oficina “Construindo projetos de pesquisa para a 6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa”. A atividade inovadora, que será realizada em três momentos, é destinada a professores, estudantes e demais envolvidos com a elaboração dos projetos da Feira de Ciências.

Vale do Taquari:

Grupo Viver Melhor recebe visita dos grupos da Secretaria de Saúde e da Melhor Idade de Fazenda Vilanova

Sorrisos, alegria, confraternização, atividades físicas e muito alto-astral. Dessa forma o grupo Viver Melhor recebeu a visita dos Grupos da Secretaria de Saúde e da Melhor Idade de Fazenda Vilanova na tarde da última quarta-feira, 11, no Centro Cultural Evangélico de Paverama.

O evento iniciou com uma calorosa recepção do grupo paveramense na chegada dos visitantes. Após, o coordenador do projeto, Leandro Azevedo, iniciou o evento dando boas vindas a todos, saudando os presentes, agradecendo a presença dos visitantes. O Prefeito Vanderlei Markus esteve acompanhando o evento, e frisou a importância do projeto: “Com essa atividade visamos a troca de experiências, novas amizades, descontração com atividades que nos dão bem estar e qualidade de vida”, finalizou o prefeito enaltecendo a organização do evento e aos visitantes.

Após as explanações oficiais, o coordenador Leandro Azevedo comandou o restante da programação. Atividades físicas e recreativas diversas foram desenvolvidas, com foco no bem estar e qualidade de vida. Ao final, os grupos se reuniram, conversaram e saborearam um lanche, onde cada um trouxe uma merenda para compartilhar com os colegas de grupo Viver Melhor.

“A Ginástica na terceira idade pode ser a solução na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida. O que mais vemos são idosos com cada vez mais vontade de viver e vencendo as barreiras impostas pelo avanço da idade” destacou o coordenador do projeto Leandro Azevedo.

As atividades são benéficas, aumentando a resistência e a força muscular, que são necessárias para atividades comuns do dia a dia. De modo geral a atividade física pode trazer respostas musculares muito rápidas e eficientes, sendo ideal para o combate a doenças comuns que atingem a terceira idade: osteoporose, ligamentos e tendões fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação motora, entre outras.

Ao praticar atividades físicas, o idoso, além de combater a obesidade, colesterol e hipertensão, evita e retarda o surgimento de diabetes, melhora também a capacidade aeróbica (respiração), sendo possível reduzir a perda de massa óssea e em alguns casos até recuperá-la. Também são fatores determinantes para diminuir o risco de quedas e possíveis fraturas finalizou Azevedo.

A autoestima dos idosos melhora muito, pois se sentem capazes e independentes, produzindo neles a sensação de bem estar e estimulando a superação de pequenos desafios, deixando longe deles a depressão.

Rio Grande do Sul:

Começa nesta segunda-feira a greve dos professores estaduais, por tempo indeterminado, mesmo com a possibilidade de corte de ponto. Conforme a presidente do Cpers/Sindicato Helenir Aguiar Schürer, a orientação é de que os professores façam um ponto paralelo, caso o governo do Estado efetive o corte. Ao todo, 30 núcleos optaram pela paralisação.

Brasil:

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), convocou para segunda-feira, às 15h, em Brasília, reunião com centrais sindicais para discutir possíveis mudanças na Previdência Social, afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força. Segundo ele, o encontro foi agendado após o mal estar gerado junto às centrais sindicais pelos comentários do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva na última sexta-feira.

Mundo:

Um conjunto de estátuas, moedas e outros objetos com 1,6 mil anos de antiguidade foi encontrado na área do antigo porto de Cesareia, na mais importante descoberta do tipo em 30 anos, anunciaram as autoridades israelenses. Os israelenses Ran Feinstein e Ofer Raanan encontraram por acaso objetos de bronze quando praticavam mergulho em abril, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário