Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 17 de maio de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 17 de maio de 2016



Univates:

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Univates– que nesta edição contará também com prova para o curso de Odontologia, além de possibilitar o ingresso em um dos 45 cursos com vagas disponíveis. A prova única de redação ocorre no dia 12 de junho, domingo, no campus de Lajeado, a partir das 13h30min, com duração de duas horas e trinta minutos.

As inscrições poderão ser realizadas, até 6 de junho, pelo site univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates, sala 310 do Prédio 9. Como a prova de seleção será composta por redação, o candidato pode optar por concorrer com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2015, 2014, 2013 ou 2012, com a nota da prova realizada na Univates ou com ambas (neste último caso, a nota mais alta será contabilizada para classificação). 

Vale do Taquari:

A Secretaria da Saúde de Muçum informa que na quinta-feira, dia 19, o Dr. Ivan não estará atendendo no ESF.

A Secretaria da Saúde de Lajeado já vacinou 16.138 pessoas contra a Gripe A, atingindo 84% do público-alvo, superando a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde. A campanha segue normalmente nas unidades de saúde. O horário de vacinação é das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. Apenas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Universitário, do Santo André e do Morro 25 não tem vacina.

Em Teutônia, os professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin optou por aderir à paralisação das escolas estaduais. Após reunião com dirigentes do Cpers foi aprovada a greve. 

A Secretaria da Agricultura de Muçum recebe encomendas de árvores frutíferas. A entrega está programada para o dia 29 de junho.

A partir do dia 20 de maio a Secretaria da Agricultura de Muçum realiza as encomendas de milho pelo programa troca-troca.

A Secretaria de Agricultura de Imigrante informa que a coleta de embalagens de agrotóxicos será realizada na próxima segunda-feira, dia 23 de maio. No ato do recolhimento, o produtor deverá portar o número da inscrição do talão de produtor. Embalagens que não passaram pela tríplice lavagem não serão recolhidas. A ação é executada pela Associação Rural de Lajedo e a equipe passará por todas as localidades do interior.

O Encontro Diocesano do Apostolado da Oração ocorre no dia 03 de junho em Anta Gorda, na localidade de Itapuca. O Grupo do Apostolado da Oração de Muçum participará do evento. A saída da Topic ocorre às 07 horas. Os interessados devem se inscrever na Casa Paroquial.

As secretarias da Saúde e da Ação Social realizam amanhã, dia 18, mais um encontro do grupo de saúde. A programação será no salão da comunidade do bairro São José a partir das 13h30min.

No dia 25 de maio, às 13h30min, ocorrerá o Encontro de Clube de Mães na Sociedade Fortes e Livres de Muçum. Na oportunidade haverá palestra com a Extencionista da Emater, Elisangela Teixeira, e troca-troca de sementes. Clube de mães devem confirmar presença até esta quarta-feira, dia 18 de maio, pelo telefone 3755-2006, na Casa de Cultura

Rio Grande do Sul:

Um polcial militar (PM) aposentado e um criminoso morreram na manhã desta terça-feira em tentativa de assalto no bairro Aparício Borges, em Porto Alegre. O 1º tenente da reserva José da Silva Rosa, 48 anos, foi abordado por dois homens, por volta das 5h30min, na rua André Pitan.

Os homens teriam tentado roubar o carro do PM, que reagiu. Houve troca de tiros e o policial e um criminoso morreram no local. 

De acordo com a mulher e a irmã do PM, ele se aposentou há pouco. O policial era integrante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O plano da família era se mudar para Nova Petrópolis para desfrutar da aposentadoria. 

Brasil:

Uma tempestade - com rajadas de vento de mais de 50 km/h - deixou uma pessoa morta e pelo menos oito feridas em São Paulo nessa segunda. No Largo da Concórdia, na região central da capital, a queda de uma árvore matou uma mulher e feriu um homem e uma criança. O Corpo de Bombeiros registrou, ao todo, a queda de 98 árvores durante a tarde. Havia registros de falta de luz nos Distritos de Parelheiros e Grajaú, no extremo Sul, e em bairros da zona Oeste.

Mundo:

O vice-presidente do Parlamento Europeu responsável pela América Latina, o italiano António Tajani, disse nesta terça-feira que a Venezuela representa "um problema de direitos humanos" que a União Europeia deve abordar.

"Na Venezuela falta democracia. Não se pode fazer oposição a partir da prisão. Nem se pode ser empresário a partir da prisão. O respeito pelos direitos humanos para nós é uma prioridade", disse à Agência Lusa o parlamentar que também foi vice-presidente da Comissão Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário