Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Colinas-RS - 11 de janeiro de 2016



Univates:

O Pampa é um dos seis grandes biomas brasileiros. Apesar disso, é um espaço geográfico ainda muito pouco conhecido e valorizado e possui importância regional e mundial. Por isso, esse é o tema da exposição do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates – “Nosso Pampa desconhecido” –, que pode ser conferida até o final do mês de março.

Vale do Taquari:

Colinas - A Secretaria Municipal da Saúde de Colinas apoia a campanha de doação de sangue. Em virtude disso, as pessoas interessadas em doar, podem se inscrever na Unidade Básica de Saúde, com a Andrea ou com a Marli. Lá receberão todas as recomendações necessárias para o procedimento. Assim que a Secretaria tiver vários interessados, levará estas pessoas para o Hemovale de Lajedo.

A doação é muito importante, pois o sangue funciona como um transportador de substâncias fundamentais para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele e não poderá ser substituído por nenhum outro líquido. Doe Sangue - Salve Vidas!

Rio Grande do Sul:

A empresa de transporte privado Uber comunicou que a partir de segunda-feira passa a ser ativado o chamado preço dinâmico em Porto Alegre com tarifa fica maior quando há mais pessoas buscando o serviço do que motoristas disponíveis.

A UFRGS realiza nesta segunda-feira o segundo dia do vestibular. O gabarito do primeiro dia já foi divulgado. Mais de 38 mil candidatos disputam cerca de 4 mil vagas.

Começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada. São 228 mil vagas em todo o Brasil e 18 mil no Rio Grande do Sul.

Um adolescente de 15 anos foi morto no bairro São Jorge, em Guaíba, neste domingo. Segundo a Brigada Militar, a vítima não foi identificada.

Uma lancha pegou fogo no início da tarde deste domingo no Guaíba, em Porto Alegre. A embarcação era ocupada por cinco pessoas: um casal, uma idosa e duas crianças, incluindo um bebê de colo. Ninguém ficou ferido e a lancha teve perda total.

Uma adolescente de 14 anos foi morta a facadas em frente a um clube de Bagé, na região da campanha. Segundo a Polícia Civil, a responsável pela facada é uma adolescente de 15 anos. A briga ocorreu em razão de um namorado.

Brasil:

63% dos médicos aprovados em concursos públicos, em média, não aceitam assumir as funções em órgãos de prefeituras e Estados. Os maiores índices estão justamente nas grandes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro - e no Distrito Federal.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador Edison Lobão, do PMDB, do Maranhão.

O acesso às notas do Enem continuam com problemas neste domingo, dois dias após a divulgação. Participantes que têm alguma pendência com o Inep ainda não conseguiram acessar o resultado na internet.

Após o recesso, o Congresso deverá retomar o trabalho de nove CPIs. Na Câmara, estão abertas investigações dos Fundos de Pensão, do BNDES, dos Crimes Cibernéticos e dos Maus Tratos de Animais. No Senado, também retomam os trabalham em fevereiro as CPIs da CBF, das Próteses, do HSBC e do Assassinato de Jovens.

Os senadores gastaram R$ 22,8 milhões com verba de gabinete em 2015. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, do Amazonas, foi a mais cara do Congresso, com meio milhão de reais. Paulo Paim, do PT, foi o senador gaúcho que mais gastou, seguido de Lasier Martins e Ana Amélia Lemos.

A defesa do operador do mensalão, Marcos Valério, propôs aos procuradores da Operação Lava Jato, em Curitiba, um acordo de delação premiada em troca de informações

Mundo:

O governo mexicano quer ouvir o ator americano Sean Penn e a atriz mexicana Kate del Castillo pela entrevista que realizaram com o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán antes de ele ser recapturado na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário