Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 3 de maio de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Sul - 03 de maio de 2016



Univates:

Com novo formato, a Autoavaliação Institucional já pode ser preenchida. Até o dia 22 de maio, será realizada a etapa discente e docente, em que são contempladas questões relacionadas às disciplinas/módulos do currículo de cada curso, à metodologia das aulas e à atuação do professor em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. O preenchimento pode ser realizado pelo link www.univates.br/avinst por meio da participação voluntária de alunos dos diferentes níveis de ensino (técnico, graduação, sequencial, pós-graduação e extensão) e de professores.

Com a Avaliação Institucional, o objetivo da Univates é levantar informações importantes para o desenvolvimento e o gerenciamento da Instituição, para que, a partir dos dados obtidos, sejam tomadas decisões que resultem em melhorias. Nesta etapa, a identidade dos participantes é mantida em sigilo para garantir a segurança e proporcionar espaço aberto a opiniões, críticas e sugestões.

Vale do Taquari:

Nova diretoria da CIC VT eleita por aclamação tomou posse nesta segunda-feira, dia 2 de maio.

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) elegeu durante Assembleia Ordinária a nova diretoria para o período 2016-2018. Ito José Lanius permanece como presidente da entidade por mais dois anos. As únicas mudanças foram: Mateus Bedin entra no lugar de Valdacir Bresciani que agora ocupa um cargo no conselho fiscal com a saída de Ronaldo Zarpellon. A posse ocorreu no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL).

Durante a Assembleia Ordinária foram apresentados os relatórios de atividades 2014-2016 e o balanço fiscal da gestão que encerra o mandato. Os destaques foram apresentados pelo presidente Ito Lanius. Para ele, a entidade manteve o compromisso de atuar em prol do fortalecimento de toda região e a articulação com os demais segmentos da comunidade para o aumento da representatividade do Vale do Taquari no Estado.

“ A nossa principal bandeira agora é a energia, eu acredito que a região pode crescer muito com a construção de hidrelétricas. Nós temos realizado constantes reuniões em todo Vale do Taquari para sensibilizar a comunidade. Os projetos que estão à espera da liberação podem tornar a região autossustentável na geração de energia elétrica. ”

Composição da nova diretoria CIC VT 

Presidente: Ito José Lanius (ACIL Lajeado)

Vice-Presidente: Henrique Purper (CACIS Estrela)

Secretário: Renata Casagrande Galiotto (ACI-E Encantado)

Vice-Secretário: Mateus Bedin (ACISAR – Arvorezinha)

Tesoureiro: Adailton Cé (ACISAM – Arroio do Meio)

Vice - Tesoureiro: Ivandro Carlos Rosa (CIC Teutônia)

CONSELHO FISCAL

Glicério Claristo Bergesch (ACIL Lajeado)

Silvio Luiz Grandi (CIC Roca Sales)

Valdacir Bresciani (ACISAR – Arvorezinha) 

Membros suplentes: 

Marcelo Peretti (CDL Encantado)

Gilmar Neitke (CACIS Estrela)

Ricardo Luís Diedrich (CDL Lajeado 

DEPARTAMENTOS

a)Departamento de relações com entidades e com o poder público.

Diretor – Oreno Ardêmio Heineck (CIC VT)

b) Departamento de relações com o Vale do Rio Pardo. 

Diretor - Claudiomar da Silva ( CACIVA)

Rio Grande do Sul:

A Câmara Municipal de Porto Alegre manteve, nesta segunda-feira, o veto parcial do prefeito Jose Fortunati ao projeto de lei que institui o programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na Capital, de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT). Os vereadores mantiveram o veto à emenda nº 1, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que incluía artigo determinando que os estabelecimentos não mais colocassem recipientes com sal sobre as mesas em bares, restaurantes e similares, incluindo cantinas localizadas em hospitais, centros de saúde e escolas.

O sal só seria fornecido se o cliente solicitasse. O veto parcial foi mantido por 24 votos a seis, descartando a medida.

No projeto, o delegado Cleiton sugeriu que a Semana Menos Sal, Mais Saúde seja realizada anualmente no período de 20 a 26 de abril, oferecendo ações de medição da pressão arterial, distribuição de panfletos e realização de palestras por especialistas das áreas de saúde e nutrição. O vereador lembrou que o consumo excessivo de sal é apontado como um dos principais causadores da hipertensão arterial que, muitas vezes, é causadora de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e derrames e infartos.

Brasil:

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, o vice-presidente da República, Michel Temer, pediu, ao lado do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), "orações pelo Brasil' e por ele mesmo para unir novamente o País. "Quero pedir as suas

orações pelo Brasil. Quero pedir suas orações, se me permitem, para mim mesmo, e quero, mais uma vez, pregar a pacificação do país", disse Temer.

A gravação, de aproximadamente dois minutos, foi exibida durante uma pregação do pastor Marco Feliciano no 34º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e foi postada hoje no YouTube. A mensagem foi um pedido do deputado

Mundo:

O primeiro cruzeiro que zarpou dos Estados Unidos com destino a Cuba em mais de meio século atracou nesta segunda-feira em Havana, diante de uma multidão de curiosos que agitavam bandeiras dos dois países e registravam, com seus celulares, o momento histórico.

Com 700 passageiros a bordo, o navio Adonia de Fathom, filial da empresa americana Carnival, entrou no porto de Havana às 11h30min de Brasília, depois de partir de Miami na tarde deesse domingo. O som da buzina provocou gritos de emoção entre os cubanos que acompanhavam a partir da terra firme a lenta chegada do navio. Yaney Cajigal, uma dançarina de 32 anos, estava tão feliz que quase não conseguia falar. Entre o pequeno grupo de cubanos que viajou a partir de Miami, o enclave da diáspora de Cuba nos Estados Unidos, está sua sobrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário