Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 3 de maio de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 03 de maio de 2016



Rede municipal de saúde presta mais de 70,5 mil atendimentos em três meses 

Número inclui também o fornecimento de medicamentos pelo município 

Totalizou em 70.572 o número de atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Estrela, através das Unidades Básicas, nos três primeiros meses de 2016. A informação é do secretário Elmar Schneider, que salientando que, destes, 54.850 se referem aos atendimentos da equipe multidisciplinar que atua nos postos, e 15.722 na farmácia. Conforme Schneider, fatores como o aumento no número de consultas pelo atual governo – são mais 1.040 por ano - e a implantação dos ESF nos bairros das Indústrias, Imigrantes e Moinhos, contribuíram para a ampliação e qualificação dos serviços. 

Os números mais expressivos se referem à Unidade Básica Central, com 22.715 atendimentos no trimestre. Destes, 5.115 foram com médico clínico geral, 876 com ginecologista e 1.320 com pediatra. Na área da enfermagem, foram 1.602 com enfermeiro e 13.572 com os técnicos, além de 228 por assistente social. 

O secretário Elmar Schneider frisa que a responsabilidade do município é garantir os serviços de atenção básica, o que está sendo feito pela rede municipal através dos profissionais que atuam nas unidades. Além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, a Secretaria da Saúde proporciona atendimento com dentistas, psicólogos, assistente social e nutricionista. O município, ressalta Schneider, também colabora com as políticas nacional e estadual e aplica percentual bem acima do mínimo estabelecido (15%) em saúde, que no ano passado chegou a 23,43%. "Estamos investindo em saúde preventiva, com a implantação dos ESF, e na melhoria dos espaços físicos, a fim de garantir um atendimento cada vez mais qualificado à nossa população", enfatiza o secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário