Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 04 de maio de 2016



O Governo de Estrela, através da Secretaria de Obras Públicas, iniciou os trabalhos de abertura da extensão da Avenida Augusto Frederico Markus, que fará a ligação do Bairro das Indústrias com o Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos. O trecho tem cerca de 900 metros e se estende desde a Escola Leo Joas até a Rua Santo Antônio. De acordo com o secretário Jorge Both, a obra será toda custeada com recursos do município. Ele explica que este foi um processo iniciado pelo governo já em 2013, pois havia a necessidade de elaboração dos projetos de engenharia e ambiental, agora autorizados. “Esperamos estar com a situação totalmente regularizada para iniciar os trabalhos”, salienta.

Nas duas cabeceiras já foram colocadas cerca de 60 cargas de pedras para a base, que em alguns pontos, conforme Both, chegou a 1,8 metro de altura. Segundo o secretário, esta é uma obra importante para os moradores daqueles bairros. Um dos aspectos, segundo ele, diz respeito à Defesa Civil, que na ocorrência de inundações terá um tempo maior para a retiradas das famílias. O Loteamento Marmitt, quando o rio atinge a cota 23, já fica ilhado, mas a nova rua ficará acima desta cota. Além disso, a extensão da avenida será uma terceira via de acesso ao loteamento e facilitará o deslocamento dos trabalhadores e moradores em geral, assim como os estudantes da Emef Leo Joas que residem no local. 

A Maifest 2016, em comemoração aos 140 anos de emancipação política do município, será aberta oficialmente nesta sexta-feira (06 de maio), às 20h, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Governo Municipal, Comunidade Evangélica e Rotary Clube vão receber autoridades, imprensa e convidados para o lançamento da festa, que terá uma série de atrações para celebrar a história do povo estrelense. 

A Maifest, junto com o 17º Parkchoppfest, ocorre de 20 a 22 de maio, no Parque Princesa do Vale. No dia 20 (sexta-feira) às 14h, haverá Baile da Melhor Idade com a Banda Os 3 Xirus; às 16h30min encerramento da gincana escolar e às 19h o Torneio do Boi, que é uma disputa de pênaltis em duplas, cuja vencedora receberá um prêmio de R$1 mil. Os cartões estão à venda com os integrantes do Rotary Club e na Padaria Bruxel (terminal de ônibus), Show dos Esportes, Ponto Piso (Boa União) e Barbeirinho. A animação será da Rádio do Vale. 

No sábado (21), a partir das 13h30min, serão realizados os Jogos Germânicos. Subir no pau de sebo, carregar tora, serrar e rachar lenha, carrinho de mão, cabo de guerra e estafeta germânica são algumas provas que as dez equipes inscritas terão que enfrentar. A animação será da Rádio Sorriso. 

No domingo (22), das 9h às 18h, ocorrem os Grenais. Na disputa se enfrentam torcedores do Grêmio e do Internacional, com equipes masculinas infantil, sênior, master, peso pesado e livre, e feminino. O prêmio para quem vencer é ser puxado numa carroça por seus adversários. À tarde estão programados shows: às 14h30min com o Quarteto de Sopros Soul Musik; 15h, Orquestra de Encantado; 16h, Rock 60; 17h, CB4 e às 18h, Acústicos e Valvulados. A animação desse dia estará a cargo da Rádio Studio FM. 

O 51º Festival do Chucrute integra os eventos oficiais na comemoração dos 140 anos de Estrela. Neste sábado (7) haverá o grande desfile típico pelas ruas da cidade; dias 14 e 21 os bailes típicos; dias 15 e 22, café colonial; dia 18 a 22ª Festa do Idoso e no dia 19 a 10ª Festas das Apaes. Os eventos são promovidos pela Comunidade Evangélica e são realizados no Centro Comunitário Cristo Rei. Escolinha de Trânsito e o 2º Encontro Nacional de Motorhomes em Estrela integram a programação. 

A Maifest e Parkchoppfest terá Praça de Alimentação e brinquedos infláveis gratuitos (das 14h às 18h). A entrada é franca, mas a comunidade é convidada a colaborar por meio da doação de um quilo de alimento não perecível. 

A Secretaria de Obras Públicas de Estrela está executando uma série de melhorias na Rua Herta Lohmann Porn, no Bairro Pinheiros. Esta rua dá acesso à nova Escola de Educação Infantil Espaço de Sonhos, que está em fase final de organização e deve iniciar o atendimento às crianças em breve. 

Conforme o secretário Jorge Both, a rua foi rebaixada e recebeu raspa de asfalto, depois compactada. Também foi implantada rede pluvial na lateral da via, com a colocação de 120 canos de 40cm de diâmetro, e construídas seis bocas de lobo, para o escoamento das águas da chuva. A rua vai receber também meio-fio e, em um dos lados, será construído passeio público, para melhor acessibilidade aos pais que levarem os filhos para a escola. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário