Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 3 de maio de 2016

Últimas Notícias - 04 de maio de 2016



Janot denunciou Lula ao STF. A denúncia faz parte do inquérito que investiga a tentativa de evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O procurador-geral da República acusou também o empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai.

Além da denúncia, Janot pediu ao Supremo para investigar Lula, 3 ministros do governo Dilma (Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e Edinho Silva) e mais 27 pessoas, entre políticos, ex-ministros, lobistas, doleiros e empresários, todos citados em delação premiada. 

Já a mulher, um dos filhos e a nora de Lula pediram indenização por danos morais pela divulgação de conversas telefônicas interceptadas na Lava Jato. Cada um pede R$ 100 mil.

E a PF indiciou o ex-senador Gim Argello por corrupção e o empresário Ronan Maria Pinto por lavagem de dinheiro - presos na 28ª e na 27ª fase da Lava Jato, respectivamente.

Janot disse ao Supremo que Cunha era "um dos líderes" de célula criminosa que atuava em Furnas, uma das maiores subsidiárias da Eletrobras. A declaração está no pedido de inquérito para investigar, além de Cunha, Aécio e Edinho Silva.

A Rede Sustentabilidade pediu ao STF o afastamento imediato de Cunha da presidência da Câmara. O pedido de Janot, feito em dezembro, segue sem previsão de julgamento.

O Ministério Público Federal pede R$ 155 bilhões de indenização da Samarco, da Vale e da BHP pela tragédia causada pelo rompimento de barragens de rejeitos em Mariana (MG).

O WhatsApp voltou a funcionar no Brasil após mais de 24h de bloqueio. Dono do "Whats", do Facebook e do Instagram, Mark Zuckerberg disse que o bloqueio é "muito assustador".

Veja o perfil do juiz que bloqueou o aplicativo: ele só anda de colete à prova de balas e é ídolo na pequena Lagarto (SE). Internautas inundaram a página pessoal de Montalvão no Facebook com os mais inusitados pedidos: "Migo, seu loko, devolve o Whats" (e outros).

"Espírito olímpico a bordo, mantenho 380. É um prazer chegar no Brasil", anunciou o piloto do voo que trouxe a tocha olímpica ao Brasil. A bi-campeã olímpica e jogadora de vôlei Fabiana abriu o revezamento, que contou também com pesquisadores e refugiados.

Grupos pró e contra o impeachment de Dilma protestam no revezamento, e a presidente disse que, mesmo com "instabilidade política", a Olimpíada será um "sucesso".

A 2ª versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) foi apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), que revisou polêmicas sobre história e português. O objetivo do documento é determinar conteúdos mínimos para alunos da educação básica no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário