Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 02 de maio de 2016



Univates:

A Univates e as Lojas Benoit Ltda. assinaram, nesta sexta-feira, dia 29, contrato de locação de infraestrutura de Data Center. A Benoit passa a utilizar, ainda em abril, o espaço no Data Center da Univates para armazenar seus serviços de tecnologia da informação (TI). A parceria otimiza recursos humanos e de infraestrutura e oferece segurança e qualidade em armazenamento de dados. Assinaram o reitor da Univates, Ney José Lazzari, e o diretor da Benoit, Fábio Benoit.

Atualmente, os servidores da Univates ocupam aproximadamente 40% da área física do Data Center, o que fez com que o Projeto Colocation, como foi batizada a possibilidade de locação do espaço, fosse viabilizado. “A ideia é disponibilizar até 50% de nossa estrutura para empresas da região que necessitem desse tipo de serviço. Ainda assim, a Univates tem possibilidade de crescimento e expansão da sua estrutura”, comenta o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates, Paulo Roberto Mallmann.

Faculdade La Salle Estrela:

Comunicação interna é tema de curso na Faculdade La Salle

A comunicação precisa começar de dentro para fora”, destaca o coordenador de comunicação e marketing do grupo Univale, Jose Ivan Maia. Ele é o palestrante que a Faculdade La Salle de Estrela traz no dia 10 de maio, às 19h para um curso de “Comunicação Interna”. As inscrições estão abertas na secretaria da Instituição. Maia falará sobre os elementos e ferramentas da comunicação interna e a importância da estratégia para resultados positivos nas ações de comunicação dentro da empresa. O curso tem como objetivo explicar como utilizar as ferramentas de forma estratégica e orientar os gestores da importância da liderança nos processos de comunicação interna. Conforme Maia, o fluxo de informações harmônico interfere muito no clima organizacional positivo. Ele diz que o Vale do Taquari falta avançar no processo de comunicação interna. “Deve fazer isso com um plano de estudo para então partir para as ações.” O curso vem como opção para criar uma cultura de qualidade dentro da empresa, afinal uma comunicação interna eficiente gera conhecimento e transparência organizacional.

Vale do Taquari:

No dia 19 de maio, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Prefeitura de Lajeado recebem o público para o lançamento da 20ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale 2016). O evento ocorre às 20h no Salão Panorâmico do Clube Tiro e Caça e vai reunir expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa. Além da integração oportunizada, a programação tem o objetivo de apresentar oficialmente a feira e impulsionar a comercialização de espaços. Campanha publicitária da feira, trajes oficiais das soberanas e o mapa com os estandes ainda disponíveis para as empresas expor são parte do que o público poderá conferir.

Rio Grande do Sul:

A busca por novos mercados para o setor leiteiro e a mobilização por melhorias na estrada entre Guaporé e Anta Gorda foram assuntos que marcaram a reunião da CIC VT em Anta Gorda.

O encontro promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari foi na tarde desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Anta Gorda, como parte da programação da FestLeite.

Logo na abertura da reunião, o prefeito de Anta Gorda Neori Luiz Dalla Vecchia ressaltou a importância da festa que é realizada graças ao envolvimento de todos. “ Só para termos uma ideia, a FestLeite acontece por 5% da comunidade participa de forma muita ativa e voluntária na organização do evento. ”

Depois foi a vez do diretor executivo do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Oreno Ardêmio Heineck explicar como funciona a entidade que existe há 2 anos, além de traçar um perfil da cadeia produtiva do leite. 

Nos últimos 11 anos, o crescimento médio da produção da matéria prima foi de 7,5% ao ano, de acordo com o IGL. O Rio Grande do Sul consome 40% da produção e vende a maior parte para outros estados. É o segundo maior produtor do país. A atividade leiteira envolve 100.000 famílias de produtores e representa 9% de toda riqueza gerada pelo Estado.

Heineck apresentou alternativas para viabilizar o setor como a busca de novos mercados, organizando a cadeia produtiva, a capacitação com foco na qualificação de todos os elos do setor. “ O Brasil produz em média 60 derivados de leite, mas no exterior o número é 5 vezes maior. Por isso, precisamos desenvolver economicamente e tecnicamente o sistema, aumentando a produtividade e a qualidade. ”

O papel do IGL através das entidades associadas é coordenar todas as pontas do segmento do leite, da produção rural ao transporte, industrialização, além de ações para aumentar a participação dos produtos gaúchos no mercado.

Já a presidente da CIC Anta Gorda, Amanada Casagranda destacou a luta da entidade por melhorias na estrada que liga o município até Guaporé. “ Quando chove a água invade a ponte que fica na rodovia impossibilitando a passagem e isso causa uma série de transtorno. ” 

Em média 150 veículos utilizam por dia a estrada. Na época da colheita, o local serve de escoamento para diversos produtos, com destaque para as hortaliças. São transportadas 900 toneladas de couve.

O presidente da CIC VT, Ito José Lanius sugeriu que toda a região entra nessa mobilização por melhorias na estrada. “ Uma alternativa seria buscar o financiamento junto ao BRDE e montar uma comissão para estudar como tornar a obra possível. O assunto vai seguir sendo debatido na nossa entidade. ”

Depois do encontro, os representantes de 7 associações comerciais ligadas a CIC VT foram participar da abertura da FestLeite.

Brasil:

O senador Aécio Neves criticou a política econômica do governo em sua declaração em homenagem ao dia do Trabalhador publicada no Facebook. No post, o líder do PSDB lembra que "mais de 10 milhões perderam seus empregos em razão de uma política econômica que levou o País ao fundo do poço".

"É com esperança e reconhecimento que me solidarizo com cada um deles e renovo minha confiança na força dos brasileiros para reerguemos o nosso País".

Na conta do twitter do PSDB também há manifestação atribuída ao senador José Serra de que "não há o que comemorar neste 1º de maio. Se tiver algo a comemorar será a possibilidade de um novo governo".

O feriado é marcado desde cedo por manifestações a favor e contra o governo em vários Estados. Em São Paulo, a presidente Dilma discursou por 30 minutos em ato no Anhangabaú e voltou a afirmar que vai resistir após anunciar reajuste do Bolsa Família e correção da tabela de Imposto de Renda Pessoa Física.

Mundo:

Um navio de cruzeiro zarpou neste domingo do porto norte-americano de Miami, na Flórida, com destino a Cuba, pela primeira vez em meio século, devido à reaproximação entre Washington e Havana.

Com cerca de 700 passageiros a bordo, o navio "Adonia", da Fathom, filial do grupo norte-americano Carnival, levantou âncora às 16h (20h pelo horário de Brasília) do porto de Miami. A previsão é de chegada nesta segunda a Havana, primeira etapa do cruzeiro de uma semana à ilha comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário