Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 08 de dezembro de 2015



Univates:

Os cursos técnicos da Univates recebem inscrições até a próxima quinta-feira, dia 10, pelo site univates.br/tecnicos. São 16 opções com início previsto para o primeiro semestre do próximo ano, estando entre elas o Curso Técnico em Agronegócio no campus de Encantado. Com 1.200 horas e aulas noturnas, os estudantes devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. O curso visa a formar jovens e adultos na agricultura familiar, promovendo a qualificação profissional nessa área, proporcionando e fortalecendo o desenvolvimento local.

Vale do Taquari:

A administração municipal de Capitão realiza no dia 18 de dezembro no Parque Municipal de Eventos mais uma edição do “Natal em Família”. Neste ano, serão 100 artistas, desde crianças até idosos que encenarão o espetáculo “Notícias do Deus Menino”. A programação inicia às 20 horas e 30 minutos com abertura oficial e sorteio da campanha “Nota da Sorte”. Após o espetáculo ocorre a chegada do Papai Noel e show de fogos. 

A Câmara de Vereadores e a Administração Municipal de Westfália prestaram homenagem aos 60 anos da Cooperativa Languiru, em sessão do legislativo. A direção da Languiru, conselheiros de Administração e Fiscal, associados, líderes de Núcleo, colaboradores da Languiru e lideranças da comunidade acompanharam a sessão. Na oportunidade ainda foram homenageadas as associadas fundadoras Silda Plantholdt, Gerta Fingstag e Erna Markus, todas residentes em Westfália.

Em Arvorezinha, as encenações da programação “Natal no Morro”, ocorrem nos dias 12 e 19 de dezembro, às 20h30min, no Morro da Matriz.

Na próxima sexta-feira, dia 11, ocorre no ginásio da Escola Municipal Esperança, de Vespasiano Corrêa, o “Natal da Criança 2015” para crianças até 10 anos de idade. Na oportunidade haverá distribuição de presentes e lanches, brincadeiras e a presença do Papai Noel.

A Associação de Vereadores do Vale do Taquari promoveu sábado (05), no Centro Administrativo de Doutor Ricardo, o Encontro Regional de Legislativos Municipais. Na oportunidade houve palestra com o advogado Fábio Gisch, especialista em Direito Eleitoral, que falou sobre a reforma eleitoral e as mudanças para o pleito de 2016, e, com o jornalista Adriano Mazzarino que palestrousobre comunicação, marca e estratégia no mandato. O encontro da Avat fez parte da programação oficial da 3ª Doutor Ricardo em Festa,.

A coordenação dos grupos da Terceira Idade de Travesseiro realiza no dia 16 de dezembro no Esportivo Travesseirense o “Encontrão de Natal”. Haverá transporte de todas as localidades do interior, a partir das 09 horas.

Entre os cinco finalistas do Urban 21, concurso nacional de urbanismo realizado pela revista Projeto Design, está uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates. Orientados pelo professor César Wagner, os estudantes Lucas Richardt Medeiros, Alexandre Engel Budiner Höllermann, Karina Taís Krein e Artur Pretto Junqueira ficaram entre os finalistas. A equipe elaborou um projeto de revitalização da região do baixo 4o Distrito, em Porto Alegre. A premiação ocorre hoje (07) em São Paulo.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado está em fase de elaboração do Calendário de Eventos de 2016. Até o dia 18 de dezembro, entidades, associações, grupos organizados e escolas podem enviar as festividades programadas para o ano todo. As informações devem ser remetidas para o e-mail juventude@encantado-rs.com.br ou por ofício entregue na secretaria.

A Prefeitura de Estrela vai realizar na quinta-feira, dia 10, leilão de veículos e máquinas inservíveis. Será, às 10 horas, na Secretaria de Obras, no Bairro das Indústrias. Os equipamentos estão disponíveis para visitação no pátio da Secretaria.

O período de matrículas e rematrículas do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Imigrante para o ano letivo de 2016 ocorre até sexta-feira, 11 de dezembro. As matrículas e rematrículas deverão ser efetivadas junto às secretarias das escolas.

O resultado do vestibular da Faculdade La Salle Estrela será divulgado hoje sitewww.lasalle.edu.br/faculdade/estrela. A prova foi realizada na tarde do último sábado. As matrículas podem ser feitas dias 08, 09 e 10 de dezembro. As aulas vão começar em 22 de fevereiro.

A Associação de Artesãos de Travesseiro e o escritório da Emater realizam hoje mais uma Feira de Artesanato de Natal. A feira acontece em frente ao escritório da Emater.

Rio Grande de Sul:

Mantida a internação provisória de uma adolescente que confessou a participação em dois assaltos em Porto Alegre na sexta-feira (4).

A Polícia Civil encontrou um paiol usado por traficantes de drogas numa residência na Vila Santa Cecília, em Viamão.

A Justiça determinou o afastamento do presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Marcelo Soares devido às condições inadequadas de abrigos da Capital.

O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul homologou 425 demissões de engenheiros no Rio Grande do Sul em 2015.

Deve faltar água em Viamão e Alvorada nesta quarta-feira (9).

O governo gaúcho detalhou hoje o IPVA 2016.

Aprovado pela Câmara de Vereadores projeto da Prefeitura de Porto Alegre que regula o funcionamento dos food trucks na Capital.

O vereador Cássio Trogildo, do PTB, foi eleito com maioria de votos para presidir a Câmara de Porto Alegre em 2016. Ele responde a um processo na Justiça por compra de votos e chegou a ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Brasil:

A revista Playboy voltará às bancas do Brasil no primeiro trimestre do ano que vem.

O dólar fechou o dia com pequena alta, cotado a R$ 3,76.

A justiça eleitoral de Jaraguá, região Central de Goiás, condenou o governador Marconi Perillo, do PSDB, e os senadores Ronaldo Caiado, do DEM, e tucano Aécio Neves por poluição ambiental nas últimas eleições.

Mundo:

A vitória da oposição nas eleições legislativas de domingo demonstram uma vontade de mudança avassaladora, afirmou nesta segunda-feira o secretário de Estado americano John Kerry, que pediu um diálogo político que inclua todas as partes. "O diálogo entre todas as partes na Venezuela é necessário para atender aos desafios sociais e econômicos", afirmou o chefe da diplomacia americana. Kerry felicitou os venezuelanos por "se fazerem ouvir de forma pacífica e democrática". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário