Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 22 de dezembro de 2015



Emoção marca o sorteio das casas do Nova Morada

O sonho da casa própria está mais próximo para 250 famílias de Estrela, que vão ocupar as unidades habitacionais dos conjuntos Nova Morada I e II, em Novo Paraíso, o maior projeto habitacional da história recente do município. O sorteio das residências foi realizado no último sábado (19), e foi marcado pela emoção dos contemplados. “É o maior sonho da minha vida”, disse Rosane Neves (50), a primeira a ter o nome confirmado como futura moradora. Com um filho portador de necessidades especiais, ela não continha a emoção. “Tinha fé, mas não imaginava que pudesse ganhar”. Rosane mora em uma casa alugada no Bairro Imigrantes, e já projeta o futuro. Com o dinheiro que sobrar – a prestação será pelo menos quatro vezes menor que o aluguel – quer investir na nova casa. “Quero cuidar dela”, afirma.

Emoção também para Lucinda Gebin (61), diarista que mora no Bairro Moinhos e também tem uma filha com necessidades especiais. A casa onde vive é atingida por enchentes - “este ano foram duas” – recorda, e a expectativa de mudar para o novo núcleo habitacional é grande. “Chega de enchente”, exclamou Lucinda ao ter seu nome sorteado, resumindo numa palavra o que representou aquele momento: “felicidade”

Uma outra vida
A expectativa de uma nova vida também se confirmou para a dona de casa Raíssa Ingrid da Silva Felício (20). Mãe de duas meninas de seis anos de idade, ela está abrigada junto ao antigo Cemai, pois a casa onde morava e pagava aluguel foi interditada depois da última enchente. O sentido, segundo ela, é de muita emoção. “A casa é para ela”, afirmou, referindo-se às filhas, para as quais espera dar uma vida melhor. “Com certeza será outra vida”, enfatizou. 

Sorteio
O sorteio, realizado no CTG Raça Gaudéria, obedeceu aos critérios fixados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Pela manhã foram destinadas as 150 casas do Nova Morada I, para 267 famílias aptas a participar, e 148 aptas para as 100 moradias do Nova Morada II. Do total de unidades de cada conjunto, 3% dos imóveis foram destinados para pessoas com deficiência e 3% para idosos. Os que não foram contemplados permanecem como suplentes. Todo o processo foi acompanhado pelo prefeito Rafael Mallmann, secretários municipais e vereadores, e fiscalizado pelo Conselho Municipal da Habitação.

O prefeito lembrou que a assinatura do contrato para a implantação dos conjuntos habitacionais ocorreu no Natal de 2013. Fruto, segundo ele, da união e do esforço do Governo Municipal como um todo. “Que este seja um local de união e felicidade”, ressaltou. Conforme Mallmann, o Nova Morada é fruto de um investimento de R$ 17 milhões do governo federal e mais R$ 3 milhões do município. Vai contar com toda a infraestrutura e a expectativa, segundo ele, é de que as casas sejam entregues em abril do próximo ano. “É um projeto que nos deixa muito orgulhosos e será o melhor projeto do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul”, prosseguiu.

O secretário do desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, lembrou a criação da pasta e o compromisso com o social. “É um novo bairro que está sendo implantado. As pessoas vão morar num lugar de bem”, destacou. O prefeito Rafael Mallmann anunciou, na ocasião, a terceira fase do projeto, com mais de 100 moradias. 

Prefeitura fará ponto facultativo dias 24 e 31 

A Prefeitura de Estrela fará ponto facultativo nas repartições municipais nos dias 24 e 31 deste mês, véspera de Natal e Ano Novo. A Secretaria da Saúde, no entanto, vai trabalhar das 8h às 11h30min nestas duas datas, funcionando normalmente a área administrativa e os postos de saúde. Já o recolhimento de lixo, nos dias 24 e 31, será feito conjuntamente – orgânico e seco – das 5h30min às 14h30min. Inicia no Bairro Imigrantes, seguindo pelo Estados, Cristo Rei, Auxiliadora, Chacrinha, Alto da Bronze, Cohab II, Moinhos, BR-386, Pinheiros, Boa União, Loteamento Popular, Loteamento Marmitt, Indústrias, Oriental e, por último, Centro, hospital e Avenida Rio Branco. No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta de lixo. Em virtude de o recolhimento começar uma hora antes do horário normal, a Secretaria do Meio Ambiente solicita que a população coloque o lixo mais cedo, de preferência à noite, para evitar que fique acumulado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário