Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 23 de dezembro de 2015



A Prefeitura de Estrela fará ponto facultativo nas repartições municipais nos dias 24 e 31 deste mês, véspera de Natal e Ano Novo. A Secretaria da Saúde, no entanto, vai trabalhar das 8h às 11h30min nestas duas datas, funcionando normalmente a área administrativa e os postos de saúde. 

Já o recolhimento de lixo, nos dias 24 e 31, será feito conjuntamente – orgânico e seco – das 5h30min às 14h30min. Inicia no Bairro Imigrantes, seguindo pelo Estados, Cristo Rei, Auxiliadora, Chacrinha, Alto da Bronze, Cohab II, Moinhos, BR-386, Pinheiros, Boa União, Loteamento Popular, Loteamento Marmitt, Indústrias, Oriental e, por último, Centro, hospital e Avenida Rio Branco. 

No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta de lixo. Em virtude de o recolhimento começar uma hora antes do horário normal, a Secretaria do Meio Ambiente solicita que a população coloque o lixo mais cedo, de preferência à noite, para evitar que fique acumulado. 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela está divulgando o cronograma da coleta de lixo seco e orgânico para a véspera de Natal e Ano Novo. Nos dias 24 e 31 de dezembro o recolhimento será feito conjuntamente, das 5h30min às 14h30min. Inicia no Bairro Imigrantes, seguindo pelo Estados, Cristo Rei, Auxiliadora, Chacrinha, Alto da Bronze, Cohab II, Moinhos, BR-386, Pinheiros, Boa União, Loteamento Popular, Loteamento Marmitt, Indústrias, Oriental e, por último, Centro, hospital e Avenida Rio Branco.

 No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta de lixo. Em 26 de dezembro e 2 de janeiro o cronograma será normal. Em virtude de o recolhimento começar uma hora antes nos dias 24 e 31 de dezembro, a Secretaria do Meio Ambiente solicita que a população coloque o lixo mais cedo para a coleta, de preferência à noite, para evitar que fique acumulado. 

Encontro com a participação de representantes das comunidades e clubes de mães do interior do município encerrou, na última semana, a 1ª Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação de Estrela. A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância Sanitária e Emater/RS-Ascar, teve por objetivo levar informações sobre a importância de medidas preventivas para evitar que os alimentos, servidos em festas e outros eventos, possam causar doenças, em especial intoxicações alimentares, se não forem bem preparados e de acordo com as normas sanitárias. 

Depois de uma primeira reunião, em agosto, ocorreram capacitações nas comunidades, além de visitas às cozinhas e áreas onde são preparados os alimentos para as festas e outros eventos. Conforme a fiscal sanitária Liza do Amaral, 15 locais foram vistoriados e cada comunidade recebeu, por escrito, a relação de melhorias e adequações necessárias, de acordo com a legislação vigente. Segundo ela, trata-se de recomendações que, a médio prazo, devem ser atendidas. “Não foi estabelecido um prazo e estaremos à disposição para resolver o que, num primeiro momento, representar maior risco”, informa. 

O último encontro, na semana, passada, tratou especificamente das melhorias que devem ser feitas, avaliando com os representantes das comunidades as situações encontradas e definindo prazos para que as medidas sejam implementadas. “Procuraremos resolver todas as situações dialogando com as comunidades, para que continuem funcionando, mas também no sentido de que haja segurança para todos os freqüentadores. A reunião contou com a presença do secretário da Saúde, Elmar Schneider, das s fiscais sanitárias da secretaria, Liza Lyszkowski do Amaral e Fernanda de Lima Santana, pelo farmacêutico Fabrício Xavier Machado e pela equipe da Emater, Tânia Stein e Tiago Conrad. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário