Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 03 de dezembro de 2015


Univates:

Com o objetivo de atender alunos carentes, que não conseguem mais ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas que possuem bom desempenho escolar, a Univates está implementando um programa de financiamento próprio: o CrediVates. O primeiro edital, referente ao semestre 2016/A, oferece 200 vagas para cursos de graduação, exceto de Medicina e Odontologia, e recebe inscrições de 3 de dezembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016.

Vale do Taquari:

A Secretaria da Educação de Travesseiro recebe até o dia 21 de dezembro as matrículas para os alunos que passarão a estudar na Escola Municipal Pedro Pretto a partir de 2016. O atendimento será feito na escola no horário de expediente. 

O período de matrículas e rematrículas do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Imigrante para o ano letivo de 2016 será de 07 a 11 de dezembro. As matrículas e rematrículas deverão ser efetivadas junto às secretarias das escolas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga de Colinas realiza as matrículas e rematrículas para 2016 nos turnos da manhã e tarde, até o dia 17 de dezembro.

A Faculdade La Salle de Estrela realiza sábado (5) o Vestibular de Verão. O processo seletivo consiste em uma prova de redação que terá três horas de duração - começa às 13h30min e se encerra às 16h30min. A Faculdade oferece seis cursos de graduação, todos presenciais e no período da noite: Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Recursos Humanos e Processos Gerenciais. As inscrições ao processo seletivo podem ser feitas até o dia 03 pela internet ou dia 04 na secretaria da La Salle. O investimento é de R$ 15.

No dia 12 de dezembro será realizada em Muçum, a 1ª Cantata de Natal. A programação ocorre na praça junto ao Posto Viaduto, sob a organização da Igreja Assembleia de Deus. Uma das atrações será a participação do Coral e Orquestra Moriah de Canoas.

No dia 11 de dezembro, ocorre a integração dos grupos de idosos do “Projeto Conviver” de Nova Bréscia. A programação inicia às 10 horas e 30 minutos, no Ginásio Poliesportivo Adelson Mezacasa. Às 12 horas haverá almoço e a tarde, baile com a Banda Zabadak.

Entre as festividades alusivas ao 28º aniversário de emancipação de Progresso, ocorreu a inauguração do novo centro administrativo na sexta-feira de manhã. A conclusão do prédio pôs fim a uma espera de quase 11 anos. Foram investidos cerca de R$ 542 mil na obra.

O FGTAS/SINE de Encantado informa que do dia 25 de dezembro a 3 de janeiro estará de recesso. A partir do dia 4 de janeiro o atendimento ao público volta a ser realizado normalmente das 8h às 11h e das 12h às 15h.

O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas da administração municipal de Lajeado referentes ao exercício de 2013. O conselheiro relator havia apontado determinadas falhas na Lei de Acesso à Informação, e sugeriu adaptações ao prefeito Luís Fernando Schmidt.

O CRAS de Roca Sales organiza para o mês de dezembro a última atividade de ano do Projeto Viver Bem a Terceira Idade. Um passeio de integração para o município de Dois Lajeados. Devido a demanda os integrantes do projeto foram divididos em dois grupos com a viagem marcada para os dias 10 e 17.

Rio Grande do Sul:

A Vigilância em Saúde de Porto Alegre irá aplicar inseticida no bairro Santana devido à suspeita de uma mulher com zika vírus importado.

A Justiça Federal de Porto Alegre condenou dois administradores do Banco Matone.

Brasil:

Antes do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, no centro de Minas Gerais no mês passado, a mineradora já havia registrado ao três vazamentos.

A Justiça Federal em Curitiba condenou hoje executivos ligados à Galvão Engenharia por irregularidades na Operação Lava Jato.

Pela quarta vez, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou a votação do parecer preliminar do deputado Fausto Pinato, relator da representação contra o presidente Eduardo Cunha.

Deputados federais gaúchos do PT entre eles Henrique Fontana, Maria do Rosário, Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass, anunciaram que o partido votará contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética.

Aliados de Dilma consideram abertura do processo de impeachment um golpe de Eduardo Cunha.

Mundo:

A Organização Mundial da Saúde emitiu alerta mundial para que os mais de 140 países-membros reforcem a vigilância para crescimento de infecções provocadas pelo zika vírus.

A polícia confirma que 14 pessoas em San Bernardino, na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário