Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 14 de dezembro de 2015



Univates:

Nesta sexta-feira, dia 11, professores, mestrandos e bolsistas de projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas da Univates reuniram-se, no Prédio 7, com a professora portuguesa Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho. Maria da Graça é doutora e pesquisadora vinculada à Universidade do Minho e veio à Univates discutir o cenário das pesquisas sobre o Ensino. 

Conforme a professora coordenadora da atividade, doutora Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, a roda de conversa teve o objetivo de aproximar as pesquisas de Portugal e daqui. “Neste primeiro momento, buscamos conhecer o que o grupo de pesquisadores da Universidade do Minho tem investigado e quais têm sido os temas principais de nossas pesquisas”, explica.

A próxima etapa, conforme Andreia, é a parceria por meio de publicações, orientações e participação em editais de pesquisas. “Essas etapas iniciarão no próximo ano, buscando fortalecimento das nossas pesquisas em nível internacional”, conta.

Vale do Taquari:

O PTB de Nova Bréscia confirmou que terá candidatura própria a prefeito em 2016. Milton Radaelli é cotado para ser o candidato.

A troca de notas da Campanha Promoção Relâmpago de Encantado ocorre até o dia 23 de dezembro, na Secretaria de Desenvolvimento das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.. O sorteio do prêmio no valor de R$ 3.000,00 será realizado durante a programação do Natal Mais Encantado, no dia 23, às 21 horas, em frente à Casa de Cultura.

Em Lajeado, representantes de várias entidades empresariais vão se reunir no dia 16 de dezembro para tratar do comércio ambulante irregular. O encontro será realizado a partir das 10h30min, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), com a presença de representantes da Administração Municipal e Câmara de Vereadores. 

A Secretaria da Assistência Social de Encantado, a pedido da Defesa Civil Estadual, informa a todas as pessoas que tiveram suas casas e propriedades atingidas pela chuva de granizo no mês de outubro e que já realizaram o cadastro para que compareçam novamente no CRAS para atualização do Cadastro Único e do Número de Identificação Social (NIS). Essa atualização é uma exigência do Governo Estadual e Federal.

Em Estrela, na próxima segunda-feira, dia 14, integrando a programação do “Natal na Praça” ocorre show com Os Fagundes, a partir das 20h30min.

Rio Grande do Sul:

Começa nesta segunda-feira a venda de ingressos para o show dos Rolling Stones para o público em geral.

Jovens que haviam invadido a Casa do Estudante Universitário na Rua Riachuelo, no Centro de Porto Alegre na madrugada deste domingo, deixaram o local.

A greve dos médicos peritos do INSS completa cem dias. A categoria cobra efetivação em lei da carga horária de 30 horas, o fim da terceirização da perícia médica e reposição das perdas salariais de 27% divididos em dois anos.

Os servidores públicos do Executivo do Rio Grande do Sul poderão contratar o empréstimo para receber o décimo terceiro salário a partir de terça-feira. O dinheiro, no entanto, será liberado na sexta, dia 18.

O fim de semana registrou oito mortes no trânsito. Somente neste domingo, três pessoas perderam a vida em rodovias gaúchas.

Um criminoso morreu e outro foi baleado após perseguição policial na RS-118, em Gravataí. A dupla roubou um Gol no Centro do município e foi rendida após colidir o carro na traseira de um Onix branco e capotar.

Brasil:

O Supremo Tribunal Federal está há quatro meses sem decidir se recebe ou não as denúncias contra o deputado federal Eduardo Cunha, do PMDB, e o senador Fernando Collor, do PTB, por suposto recebimento de propina ligada a desvios na Petrobras.

Manifestações contra a presidente Dilma Rousseff foram realizadas em diversos estados neste domingo. A maior ocorreu em São Paulo.

Oposição e governo avaliaram que os protestos anti-Dilma tiveram menor adesão neste domingo.

O Supremo Tribunal Federal define na quarta-feira do rito do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

A ação movida pelo o PC do B questiona não só atos já realizados no caso, como o acolhimento do pedido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, como também outros que ainda estão por vir, inclusive no Senado, que irá julgar se houve ou não crime de responsabilidade.

Mundo:

Pelo menos 13 mulheres foram eleitas para conselhos municipais na Arábia Saudita, nas eleições desse sábado. Foram as primeiras eleições em que as mulheres sauditas foram autorizadas a participar como eleitoras e candidatas, de acordo com dados oficiais divulgados neste domingo. As candidatas venceram em oito províncias, indicam os resultados apresentados pelas comissões eleitorais de cada região e publicados em meios de comunicação oficiais. Também foi confirmada a primeira mulher eleita no conselho regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário