Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela - 14 de dezembro de 2015



Com o objetivo de promover atividades recreativas e de lazer para crianças e adolescentes no período do recesso escolar, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela promove mais uma edição do “Colônia de Férias”. O projeto será realizado de 11 de janeiro a 4 de fevereiro de 2016, das 8h às 11h, de segundas a quintas-feiras, e terá novidades no ano que vem. A secretaria vai implantar cinco núcleos – um a mais que este ano – e vai proporcionar, em parceria com outras secretarias municipais e entidades, diversas oficinas.

Os núcleos vão funcionar no Loteamento Marmitt (Emei Criança Feliz), no Loteamento Popular III (Emef Ruth Markus Huber), na sede dos projetos da Smel (junto à antiga Polar), no Bairro Imigrantes (sede da associação de moradores, na Rua Tomás Pereira Neto) e também no Bairro Auxiliadora (na sede da associação de moradores). 

Nesta edição, de acordo com o secretário Júlio Saldanha, além de esporte e recreação, a proposta é oferecer atividades diferenciadas. Para tanto, por meio de parcerias, vai haver oficinas de artesanato (com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação), de moda (apoio da Secretaria de Cultura e Turismo) e de saúde bucal e nutrição (apoio da Secretaria da Saúde). Além disso, ressalta o secretário, está prevista oficina de atividades circenses e passeios, entre outras.

A Colônia de Férias destina-se a crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos de idade. A participação é gratuita e cada núcleo terá 50 vagas. Inscrições antecipadas podem ser feitas na Smel pelo telefone (51) 3981-1067. Na semana que antecede o início das atividades colaboradores da secretaria vão estar nos locais para receber inscrições das crianças e adolescentes. 

O Governo de Estrela, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), vai distinguir homens e mulheres que promovem o desenvolvimento do esporte no município. A terceira edição do Prêmio Destaques Esportivos ocorre no próximo dia 17, às 19h30min, junto à Praça Menna Barreto, e integra a programação do Natal na Praça 2015. Em caso de chuva o evento será transferido para o hall da prefeitura. Este ano serão homenageados professores de Educação Física que atuam ou atuaram no município e utilizam o esporte como ferramenta no processo de formação de nossas crianças e jovens. 

Serão laureados Simone Kuhn Gärtner, Cristian Eidelwein, Bárbara Borges,Maria Eloísa Möllmann, Stelamaris Brito, Ricardo Rocha, Ellen Rücker, Leda Lopes Behn Immich, Daiane Wagner do Couto, José Carlos Rhod, Daniel Sehn, Almir Gilnei Schmidt, Evanice Diedrich Schröeder, Crístofer Negri e Cátia Kolling. 

Conforme o secretário Julio Saldanha Pereira, a distinção é o reconhecimento do município àquelas pessoas que trabalham pelo esporte. Após a entrega dos troféus a programação do Natal na Praça 2015 seguirá, às 20h, com Sam Jazz Trio, às 20h30min, com o espetáculo La Kombita, e às 21h com Os Legionários. 

A Secretaria de Obras Públicas de Estrela está utilizando 20,5 toneladas de asfalto na operação tapa-buracos que está sendo executada visando à recuperação da estrada geral de Novo Paraíso. Nessa estrada, em meados de novembro, foi feita a retirada do material nos trechos onde existia muita umidade, o que havia causado o chamado “borrachudo”. Nos pontos atingidos foi feita a drenagem e depois colocados 45 metros cúbicos de pedras rachão. Conforme o secretário de Obras Jorge Both, foi necessário esperar que o material estivesse bem compactado para fazer o tapa-buracos, o que deixará os trechos recuperados em boas condições de tráfego.

Já as ruas Coronel Müssnich e Bruno Schwertner, no centro da cidade, que foram recapeadas recentemente, estão recebendo a sinalização horizontal, como a pintura das faixas de segurança. O trabalho é executado pela empresa Conpasul. As duas vias foram recapeadas através do programa PAC II, totalizando em 17.461,46 metros quadrados. 

O programa compreende o asfaltamento de 19 ruas nos bairros Auxiliadora, Pinheiros, das Indústrias, Boa União e Jardim das Pedras, além do capeamento da Coronel Müssnich, Bruno Schwertner e Coronel Brito, esta última já executada. O total investido no projeto é de quase R$ 10,9 milhões, incluída a contrapartida do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário