Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 11 de dezembro de 2015


Univates:

Após a apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio de Teutônia, nesta quinta-feira, 10, a Orquestra Jovem do Sesi encerra as atividades do Natal Univates no próximo sábado, dia 12. O concerto ocorre no Teatro do Centro Cultural, a partir das 20h30min. Neste dia também haverá food trucks na Praça do Centro Cultural (ambiente externo ao lado da escada rolante que dá acesso à Biblioteca). O Bruxelas Waffle e Engenheiro da Pizza atenderão das 17h às 22h.

A atividade de encerramento é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, é necessário que interessados retirem os ingressos na Bilheteria do Teatro antecipadamente, visto que restam poucos lugares livres. Quem tiver interesse em realizar doações, pode entregá-las na Bilheteria do Teatro. Estão sendo coletados alimentos, fraldas geriátricas e roupas de cama, que serão repassados a entidades da região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3714-7000, ramal 5942.

Vale do Taquari:

Na próxima quinta-feira, dia 17, ocorre em Doutor Ricardo, o Seminário Municipal da Erva Mate, com o tema: “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-mate no município”. O evento será realizado no Auditório da Prefeitura, das 08 às 13 horas. A promoção é do Ibramate, Ervateira Quinta do Vale, Administração Municipal e Emater de Doutor Ricardo. 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Emater de Roca Sales realizam hoje, dia 11, uma tarde de campo sobre produção de silagem. A atividade será realizada a partir das 13 horas na propriedade de Odirlei Formentini, na Linha Brasil.

No próximo domingo, dia 13, a partir das 20 horas, no Ginásio Municipal de Colinas, acontece mais uma edição do Natal Luz e Vida. O evento tem a coordenação da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e conta com a participação de entidades e comunidade local.

O Cemai de Estrela, núcleos dos bairros Moinhos e Oriental, realiza sua festa natalina nesta sexta-feira, no Parque Princesa do Vale. A programação inicia às 18h30min. Haverá mateada, venda de lanches e produtos artesanais, teatro de Natal, apresentação dos alunos, brechó, brinquedos para as crianças e a chegada do Papai Noel, entre outras atrações.

Hoje (11) ocorre o primeiro sorteio do Lajeado Brilha 2015. O evento vai acontecer durante a programação Natal na Praça do Bairro Olarias, que tem início às 19h30min. Na ocasião, será conhecido o consumidor contemplado com uma moto Honda Biz 100 zero quilômetro.

Hoje, dia 11, acontece em Travesseiro o 8º Seminário do Funcionalismo Publico na sede da SER Juventude. Não haverá atendimento na prefeitura, secretarias, escolas e repartições públicas municipais. Somente os serviços de emergência serão atendidos por equipes de plantão.

A Academia Arte Livres de Encantado realizam domingo, dia 13, das 17 às 18 horas, no Caminhódromo, o 1º DançAção Pet. Será uma hora de dança (aeróbica, alongamento) para número ilimitado de pessoas. A inscrição será 1kg de ração (cachorro ou gato) a ser destinada aos protetores independentes de Encantado e Muçum. Na oportunidade ainda haverá o 3º BrechóCão, espaço para comércio de roupas, calçados, acessórios e livros a preços reduzidos.

Rio Grande do Sul:

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul esclareceu um boato espalhado em redes sociais onde um texto e um áudio pedem para que pais tenham cuidado com o Zika Vírus, pois ele afetaria crianças de até 7 anos.

A empresa Ecovix, que administra o Estaleiro Rio Grande, começa a demitir 500 funcionários.

O judiciário fez economia de R$ 168 milhões para garantir o pagamento do 13º salário de magistrados e servidores.

A Polícia Federal deflagrou hoje, no Noroeste do Estado, uma operação para apurar fraudes do Seguro Defeso, pago pelo INSS a pescadores artesanais no período em que a pesca é proibida.

O dólar subiu para R$ 3,80.

A escolha do conselheiro do Tribunal de Contas, Marco Peixoto, para a presidência do TCE está sendo questionada por entidades.

O corregedor da Assembleia Legislativa afirma que uma escuta ilegal foi encontrada na sala onde fica a bancada do PSD. 

Brasil:

Após a Samarco se recusar a assinar acordo de auxílio às vítimas de Mariana, em Minas Gerais, o Ministério Público ingressou com ação civil contra a empresa e suas acionistas, a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou hoje (10) que as eleições municipais do ano que vem serão feitas com urnas eletrônicas.

A União recebeu o pagamento da parcela de dezembro da dívida do Estado.

Mundo:

Empossado nesta quinta-feira como novo presidente da Argentina, Mauricio Macri deve levar o país vizinho a uma aproximação com o Brasil. Ao longo da sua campanha, Macri sempre ressaltou seu objetivo de melhorar as relações internacionais do país. Em seu discurso ao congresso argentino, ele reiterou a necessidade de uma união na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário