Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Notícias da Prefeitura de EstrelA-RS - 11 de dezembro de 2015



Uma das atrações do Natal na Praça 2015, em Estrela, é o tradicional trenzinho, que leva crianças e pais para passeios divertidos e seguros pelas ruas da cidade. O “Smelito”, como é conhecido, circula sempre das 20h às 22h. Nesta quinta (10), sexta (11) e sábado (12) a saída será em frente aos Correios, junto à Praça Menna Barreto. Haverá passeios também na segunda-feira (14) da próxima semana, saindo da Padaria Bruxel, do centro da cidade. Nesse dia a atração do Natal na Praça 2015 é o show com Os Fagundes, a partir das 20h30min.

A necessidade de continuação dos cursos de qualificação profissional foi um dos assuntos debatidos na reunião da Comissão Municipal de Emprego de Estrela, realizada na manhã desta quarta-feira (9), na Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). De acordo com a coordenadora do Trabalho da Sedesth e dos cursos do Pronatec, Denise Goulart, município e comissão vão buscar parcerias para a realização de mais cursos na cidade. Atualmente, segundo ela, está em andamento o de Operador de Supermercados, por meio do Pronatec. A qualificação se iniciou em setembro e se estenderá até abril do ano que vem, com a participação de 20 alunos.

Participaram da reunião, além da Sedesth, representantes da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), do Sine, Sindilojas, Sindicatos dos Metalúrgicos e da Alimentação e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis). Outra preocupação, conforme Denise, diz respeito aos jovens dos 14 aos 20 anos, que têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Ela observa que a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o país precisa de mais políticas voltadas a esta faixa etária, visando sua colocação profissional. O município, segundo Denise, vai buscar instrumentos para atender esta parcela da população, a fim de que tenham ocupação. 

As mais de duzentas vozes dos alunos das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Estrela encheram de ritmo e emoção a noite de terça-feira (8). As janelas da Secretaria Municipal de Educação, em frente à Praça Menna Barreto, transformaram-se em palco para os pequenos em mais uma edição do Janelas de Natal. A canção “Vamos construir”, na voz dos alunos Kauã Gabriel Hauschild e Jade Tilwitz, da Escola Arnaldo Diehl, de Linha Lenz, abriu o espetáculo, que atraiu um grande público para assistir a mais um evento da programação doNatal na Praça 2015.

O Janelas de Natal contou ainda com a participação de estudantes das Emefs Cônego Hugo Wolkmer, Ruth Markus Huber, Odilo Afonso Thomé, José Bonifácio, Pinheiros, Leo Joas, Pedro Jorge Schmidt e do EJA, além das escolas de Educação Infantil Estrelinha e Casa da Criança, que se revezavam em apresentações que remetiam ao espírito natalino. A participação especial dos professores encerrou a programação musical, que teve ainda a presença do Papai Noel.

Na abertura, o secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, e a primeira-dama Carine Schwingel, agradeceram a todos que colaboraram e estão colaborando para o sucesso dos eventos do Natal na Praça 2015. “O Natal, hoje, é a marca de Estrela”, ressaltou Carine, atribuindo este fato à colaboração de toda a comunidade. Este ano, além das apresentações dos alunos, o Janelas de Natal trouxe como novidade: projeção em 3D no prédio da Smed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário