Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 2 de dezembro de 2015



Univates:

Com o objetivo de atender alunos carentes, que não conseguem mais ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas que possuem bom desempenho escolar, a Univates está implementando um programa de financiamento próprio: o CrediVates. O primeiro edital, referente ao semestre 2016/A, oferece 200 vagas para cursos de graduação, exceto de Medicina e Odontologia, e recebe inscrições de 3 de dezembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016.

O programa permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso de, no máximo, 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Assim, o acadêmico beneficiado deve pagar regularmente, durante o semestre de estudo, a parte da semestralidade não contemplada pelo financiamento.

Podem se inscrever e concorrer ao CrediVates os alunos que: iniciam curso de graduação na Univates, exceto Medicina e Odontologia, na condição de vestibulando em 2016/A; não sejam portadores de diploma de curso superior; não tenham vínculo empregatício com a Univates nem com sua mantenedora; não sejam beneficiários de outro financiamento estudantil institucional ou externo, como o Programa de Crédito Rotativo (PCR) ou o Fies; matricularem-se, semestralmente, no mínimo em 240 horas; e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015.

Vale do Taquari:

Nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, a equipe do CRAS de Travesseiro e o grupo de voluntárias da Oficina de Natal começam a instalação da decoração natalina na cidade.

Travesseiro recebeu a visita de um grupo de agricultores e representantes da Secretaria da Agricultura e da Emater de Imigrante que vieram conhecer o funcionamento do projeto de cobertura das esterqueiras nas propriedades produtoras de suínos. O grupo visitou as propriedades de Vitor Barcella, Jorge Fussinger e Loivo e Nestor Fucks, onde constataram a redução de 30% no número de cargas de dejetos transportadas desde a implantação do sistema.

O fechamento de contas do exercício de 2015 foi o assunto principal da assembleia geral da Amvat, realizada na última sexta-feira (27.11), em Progresso. Reunidos no Centro Administrativo Municipal, prefeitos da região receberam orientações sobre os procedimentos necessários para o equilíbrio orçamentário pelo diretor da Consultoria em Direito Público (CDP), Gladimir Chiele.

A próxima assembleia geral da Amvat ocorre na próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro, em Doutor Ricardo. Na ocasião ocorre a eleição da nova diretoria da entidade. 

O SENAC de Lajeado abre turma para formação em Inteligência Emocional. O objetivo do curso que inicia esta semana é ensinar aos participantes, a transformar as emoções em ferramentas para o desenvolvimento profissional. A capacitação será realizada às sextas-feiras, das 18h às 22h.

No dia 11 de dezembro, ocorre no ginásio da Escola Municipal Esperança, de Vespasiano Corrêa, o “Natal da Criança 2015” para crianças até 10 anos de idade. As crianças que não estão em idade escolar, devem ser inscritas pelos pais ou responsáveis, na recepção da prefeitura até o dia 04 de dezembro. Na oportunidade haverá distribuição de presentes e lanches, brincadeiras e a presença do Papai Noel.

O Núcleo de Educação Continuada da Univates realiza mais um curso de gastronomia, desta vez voltado ao preparo de ceias natalinas. As aulas ocorrem nesta terça e quarta-feira, das 19h15min às 22h30min, na Cozinha Pedagógica, com a professora Ardemia Thomas.

Rio Grande do Sul:

A Brigada Militar começou a Operação Papai Noel, em Porto Alegre.

Ex-sócio da boate Kiss afirma à Justiça que desconhecia uso de artefatos pirotécnicos pela banda.

Há 250 escolas da educação infantil privadas de Porto Alegre que não deveriam estar funcionando devido a irregularidades na documentação junto a Secretaria Municipal de Educação.

Na primeira sessão de depoimentos da Operação Gol Contra, o Ministério Público obteve informações que reforçam a suspeita de que eram cometidos crimes no gabinete do deputado Mário Jardel, do PSD.

Brasil:

O impacto na receita da Vale gerado pelo rompimento da barragem em Mariana, no Centro de Minas Gerais, será de U$ 543 milhões em 2016.

A Rede e o PPS apresentaram representação contra o senador petista Delcídio do Amaral no Conselho de Ética do Senado.

Supremo Tribunal Federal autoriza investigações contra quatro parlamentares, incluindo os senadores Renan Calheiros e Delcídio do Amaral.

A venda de veículos em novembro teve redução de 33,74% antes ao mesmo período do ano passado no Brasil.

O dólar encerrou os negócios em queda nesta terça-feira (1º), cotado a R$ 3,85.

Mundo:

O ex-presidente da Argentina, Carlos Menem, foi condenado a quatro anos e meio por um caso de corrupção durante o governo, entre 1989 e 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário