Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Informativo da Prefeitura de Estrela - 15 de outubro de 2015



A simulação de um incêndio, com a realização de exercícios de evacuação do prédio, encerrou, nesta quarta-feira (14), capacitação realizada na Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela para a formação de sua segunda Brigada de Emergência. Vítimas previamente maquiadas (com queimaduras, politraumatismo, ferimentos perfurantes) foram atendidas e encaminhadas para um posto médico avançado para triagem e encaminhamentos. Exercícios de túnel de fogo, cabine de fumaças, práticas reais em fogo com manejo de extintores de incêndio e outras técnicas de controle foram realizadas. 

Um grupo de 40 alunos foi preparado, por meio de palestras e atividades práticas, para atender a emergências, atuando na proteção, prevenção e combate a princípios de incêndios e outras situações, inclusive para o rápido e seguro abandono do prédio, além de prestar os primeiros socorros, resgate e salvamento, quando ocorre um sinistro.
A iniciativa faz parte do projeto “Escola Resiliente”, da Organização das Nações Unidas (ONU), de reconhecimento a quem desenvolve, capacita e prepara pessoas para agirem em condições adversas. 

O projeto teve início no ano passado, quando foi formada a primeira turma. A atividade tem apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Estrela. Conforme o coordenador, Carlos Alessandro Bremm, o objetivo é estimular a formação das Brigadas de Emergência em todas as escolas do município. A capacitação realizada na Escola de Ensino Médio foi ministrada pelo bombeiro Felipe Barth, que é especialista em resgate e salvamento pela Cruz Vermelha Internacional, e por Pedro Valdir Pereira, consultor em Saúde e Segurança do Trabalho, instrutor de treinamentos credenciado pelo Corpo de Bombeiros e técnico internacional em emergências químicas.

O Governo de Estrela, através do Gabinete da Primeira-Dama, cancelou o Brechó Solidário, programado para o próximo dia 18. Ao invés de vender as doações recebidas, como nas edições anteriores, os móveis, eletrodomésticos e utensílios serão destinados às famílias atingidas pela enchente do Rio Taquari. Conforme Sueli Bee, do Gabinete da Primeira-Dama, a prefeitura está fazendo um levantamento do que as famílias têm mais necessidade neste momento. A entrega deve ocorrer ainda esta semana.

O Brechó tem apoio do Lions Clube e, de acordo com sua presidente, Maria Regina Volkmer, a entidade e o Gabinete da Primeira-Dama entenderam que, neste momento de dificuldades pelo qual passam as famílias atingidas pela cheia, é mais importante auxiliá-las doando todo o material que foi arrecadado. As pessoas que ainda quiserem colaborar podem encaminhar suas doações para o Gabinete da Primeira-Dama, que está localizado junto à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), na Rua 13 de Maio. O telefone para contato é (51) 3981-1211.

A partir do próximo dia 19, funcionários e voluntários intensificam os preparativos para a decoração da cidade

Destaque em nível nacional por sua decoração natalina, o município de Estrela já começa a preparar o material que vai enfeitar a cidade nos festejos de final de ano. Servidores deram início, esta semana, à separação e limpeza de faixas, guirlandas e outros objetos que vão embelezar e deixar a cidade mais bonita para as comemorações. O “Barracão de Natal”, a exemplo dos anos anteriores, deve mobilizar funcionários municipais e comunidade, num trabalho voluntário e solidário para tornar Estrela ainda mais acolhedora.

A partir do dia 19, pessoas da comunidade e entidades que quiserem colaborar podem se dirigir ao “Barracão”, que vai funcionar junto ao prédio da antiga Polar, na Rua Pinheiro Machado. Os trabalhos serão realizados das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. Segundo a primeira-dama Carine Schwingel, os voluntários não precisam permanecer no local durante todo o horário em que o barracão estiver funcionando. “Não é necessário auxiliar o dia todo. Por isto, quanto mais pessoas puderem colaborar, isto fará toda a diferença”, ressalta.. 

De acordo com a primeira-dama, há atividades para pessoas de todas as idades. “São várias atividades, repassadas de acordo com as condições do voluntário”, frisa. A proposta, conforme Carine, vai além da preparação da decoração natalina. “É um trabalho que desenvolve o espírito comunitário, o voluntariado, e também a preservação. Quem ajuda na preparação da decoração também colabora na preservação deste patrimônio, que é de todos”, acrescenta. Esta questão, segundo ela, é importante para comunidade como um todo. “É um ambiente de integração, troca de experiências e solidariedade.” 

Para as comemorações deste ano, o Governo de Estrela anuncia novidades. Uma delas é projeção em 3D na fachada da prefeitura, como ocorreu no ano passado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Uma série de imagens com enfoque natalino e também sobre a história da cidade, prometem encantar o público que prestigiar a programação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário