Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Notícias do mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 29 de outubro de 2015


Univates:
No dia 9 de novembro, a partir das 19h30min, o Técnico em Manutenção Automotivapromove palestra, no auditório do Prédio 20 (Tecnovates), sobre o condicionador de metais Militec I. O evento objetiva proporcionar um momento de conhecimento sobre uma importante ferramenta aplicada no setor automotivo. A atividade será ministrada por André Luiz Heidrich, engenheiro industrial mecânico formado pela Universidade Unisanta, de Santos, São Paulo, e pelo engenheiro mecânico Afonso Flach, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ambos funcionários da Militec Brasil Importação e Comércio.
Interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Vale do Taquari:

O abaixo-assinado pedindo a redução de 80% nos vencimentos dos parlamentares de Estrela repercute na Câmara. Na sessão de segunda-feira, 27, o vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) fez críticas aos responsáveis pelo movimento. Durante o pronunciamento ele afirmou que os mesmos que “crucificam” os vereadores, nunca precisaram trabalhar.

A superintendência estadual do Dnit informa que o aumento nos limites de velocidade da rodovia federal será efetivado só na segunda quinzena de novembro. O Dnit queria anunciar a medida ainda neste mês, mas as recorrentes chuvas prejudicam o serviço de sinalização da BR-386. Após a mudança, veículos leves poderão trafegar a 100 quilômetros por hora na maior parte do trecho duplicado.

A Turismate, Feira da Erva-Mate de Ilópolis, terá a participação de mais de 70 expositores, entre lojas, revendedores de maquinário agrícola e de máquinas específicas para erva-mate. Ainda estarão presentes 11 ervateiras do município e entidades representativas dos produtores e fabricantes da erva-mate, como o Sindimate, Ibramate, Embrapa e Emater. A Turismate ocorre de 13 a 15 de novembro, no Parque do Ibama.

Apesar da instabilidade do tempo, a semana passada foi de trabalho intenso por parte da secretaria de Obras de Westfália. Máquinas trabalharam no trevo de acesso ao Município pela RST 453 (Rota do Sol) ampliando a lateral da via e reforçando a base para suportar o trânsito no trecho. Recentemente foi firmada parceria com a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) para melhorias na interseção.

Rio Grande do Sul:

A Concepa espera que 90 mil veículos trafeguem para o Litoral pela freeway para o feriado de Finados.

O governo estadual decidiu prorrogar por mais um ano o decreto que reduziu a base de cálculo de ICMS para garrafões de água mineral.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul afirma que o Ministério da Educação atrasou repasses do Fundo de Financiamento Estudantil.

Os planos de saúde terão de cobrir mais 21 procedimentos a partir de primeiro de janeiro.

O Federal Reserve, banco central norte-americano, decidiu hoje (28) manter novamente a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25% ao ano.

A crise financeira chegou à folha de pagamento da Prefeitura de São José do Norte, no Sul do Estado.

A Prefeitura de Pelotas estima prejuízos públicos acima de R$ 40 milhões com danos pela chuva em estradas, pontes e prédios.

Mais de um ano depois da instalação dos botões de pânico em táxis de Porto Alegre, EPTC e Secretaria de Segurança do Estado vão finalizar o acordo para que os equipamentos passem a funcionar.

Brasil:

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a competência de julgar crimes relacionados à pedofilia na internet passará da Justiça Estadual para a Federal.

O Ministério da Justiça abriu processos administrativos contra as empresas de telefonia móvel Oi, Vivo, Tim e Claro para investigar como elas adotaram as mudanças no modelo de serviços de acesso à internet pelo celular.

Prazo para uso de cadeirinha em transporte escolar deve ser adiado.

Suzane von Richthofen muda para o regime semiaberto hoje (29).

Mundo:

Um tiroteio ainda não esclarecido deixou ao menos três feridos em um shopping de Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com a rede de TV local Fox59, um dos atingidos foi levado em estado crítico e as outras duas pessoas em condições estáveis.

Testemunhas ouviram pelo menos 15 disparos dentro do estabelecimento, por volta das 18h30min. As vítimas são dois homens e uma mulher. O paciente grave foi encaminhado ao Hospital Metodista de Indianápolis, referência em traumatismos severos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário