Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 26 de outubro de 2015



Univates:

A Univates, por meio do curso de Ciências Exatas, realiza a 8ª edição do Aprender Experimentando. O evento ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, no turno da manhã. As atividades são direcionadas especialmente para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes de Ensino Médio.

A ação, coordenada pela professora doutora Marli Teresinha Quartieri, busca incentivar os participantes a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar e prever resultados relacionados a experimentos na área das Ciências Exatas. Entre seus objetivos está a possibilidade de despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências, por meio de atividades que visem à popularização e à difusão da ciência e da tecnologia na comunidade escolar.

Vale do Taquari:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela organiza o Calendário de Eventos do próximo ano. Os dados devem ser remetidos à secretaria até o dia 13 de novembro para que possam ser incluídos na programação oficial do município de 2016. Mais informações na secretaria ou pelo e-mail secultur@estrela.rs.gov.br.

A Secretaria da Educação de Travesseiro realiza na quinta-feira, dia 29, a reunião com representantes de clubes, sociedades e entidades, para elaborar o Calendário de Eventos de 2016. A reunião inicia às 20 horas na Escola Pedro Pretto.

Em Estrela, amanhã, dia 27, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro das Indústrias fará programação especial para as mulheres, alusiva ao Outubro Rosa. Serão oferecidos serviços como consultas médicas e de enfermagem, coletas pré-câncer, requisições de mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e de gravidez. O diferencial, nesse dia, é que não haverá agendamentos e a unidade atenderá em horário diferenciado, das 7h às 21h, sem fechar ao meio-dia.

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Colinas realiza mais uma edição do concurso de melhor ornamentação natalina, denominado “Natal Luz e Vida”. Todas as residências, as lojas, o comércio em geral e as entidades do município de Colinas que tiverem alguma ornamentação natalina estarão automaticamente inscritas no concurso. A divulgação dos vencedores será feita no dia 18 de dezembro.

Em Imigrante, o prefeito Celso Kaplan realiza atendimento ao público nas terças-feiras a tarde e nas quintas-feiras pela manhã.

A Administração Municipal de Doutor Ricardo decretou ponto facultativo para quarta-feira, dia 28 de outubro, em virtude do Dia do Funcionalismo Público. A recuperação deste dia ocorrerá durante a realização do Evento “Doutor Ricardo em Festa - Resgatando suas origens”. Já no dia 30 de outubro, o atendimento na prefeitura terá horário especial, das 07 às 13 horas. Para as duas datas, os serviços essenciais serão atendidos em regime de plantão.

A Secretaria de Educação e Cultura de Colinas realiza nesta terça-feira, dia 27, a Noite Cultural, “VII Recital dos alunos das oficinas de música”. O evento acontece a partir das 19h30min na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Neste ano o festival abrange vários gêneros musicais. Todos os alunos, a partir dos oito anos, que frequentam a oficina de música, juntamente com seus professores irão se apresentar.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales organiza para os dias 29 e 30 de outubro a 8ª Feira Municipal do Livro e Mostra Pedagógica. O evento será realizado no Ginásio de Esporte do Centro Social Urbano. No dia 29, às 19 horas acontece a apresentação da Orquestra do Sesi de Lajeado.

O encontro mensal da melhor idade do Grupo Felicitá de Doutor Ricardo será quinta-feira, dia 29, a partir das 13h30min no CRAS, com a participação da extensionista da Emater Tatiane Turatti.

A Emater e a União Rocassalense de Clube de Mães estão organizando para o dia 05 de novembro excursão para os municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi. As inscrições somente estão sendo aceitas no Escritório da Emater, e, devem ser feitas até o dia 30 de outubro.

Rio Grande do Sul:

- O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã, ontem pelo Campeonato Brasileiro. Inter venceu no sábado 1 x 0.

- Dois serviços tem elevação de preços no Estado. O pedágio sobe nove vírgula 53 por cento a partir da meia-noite de hoje nas praças da Concepa. Hoje entrou em vigor o reajuste da CEEE: cinco vírgula 8 por cento na tarifa residencial e de sete vírgula 7 por cento para indústrias.

- Um caixa eletrônico do Banrisul foi arrombado pela segunda vez em menos de três meses neste domingo em Morro Reuter, no Vale do Sinos.

- Ainda não há previsão de quando moradores atingidos pela chuva em Porto Alegre poderão sacar o FGTS.

- O mau tempo das últimas semanas irá impactar ainda mais no preço de frutas e legumes a partir de novembro.

- A Defesa Civil segue em alerta para as previsões de chuvas e temporais que podem atingir o Estado, principalmente nas região Nordeste e Noroeste do Estado.

Brasil:

- Os bancários farão assembleias nesta segunda-feira para avaliar a proposta a Federação Nacional dos Bancos. A expectativa é que a categoria encerre o movimento, que já dura 20 dias, e retome as atividades já na terça-feira.

- A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio foi encerrada às sete da noite de ontem, com as provas de linguagens, matemática e redação.

Mundo:

- O papa Francisco prometeu a ajuda da Igreja às famílias dos refugiados que caminham pelas estradas da Europa.

- Em entrevista à rede de TV americana CNN, a presidente Dilma Rousseff falou sobre as tentativas de impeachment contra ela, a crise econômica e política no país, e a carreira dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário