Informativo da Prefeitura de Estrela - 13 de outubro de 2015


Enchente: Depois de muita chuva ocorreu a segunda enchente do ano de 2015. O Rio Taquari atingiu o nível de 24m e 51cm no dia 10 de outubro. Ruas alagadas, pontes interrompidas e muitas famílias flageladas em diversos municípios do Vale do Taquari. 

Competência: A Defesa Civil de Estrela coordenada por Carlos Alessandro Breem com atuação destacada em todas as fases da cheia. Desde o monitoramento da precipitação pluviométrica através de mapas meteorológicos e medida do nível do Rio Taquari, acompanhamento da subida das águas, orientação para população e evacuação das áreas de risco, alojamento e retorno para casa. Foi um trabalho grandioso. Parabéns para toda equipe da DC.

Atuação: A cheia do Rio Taquari desabrigou 30 famílias em Estrela. O trabalho da prefeitura em função da enchente envolveu diversos órgãos, além da Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas, Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Secretaria da Administração e Recursos Humanos entre outras secretarias. Trabalho articulado com exemplar competência.

Solidariedade: As equipes que atenderam os desabrigados fizeram campanha de doação junto à população que respondeu de forma solidária, doando em especial alimentos, material de limpeza, colchões, travesseiros e cobertas ou cobertores. Inclusive brinquedos para as crianças que passaram seu dia no abrigo montado no Ginásio Ito Snel.

Chuvarada: A precipitação está acima da média no Estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em outubro, deve chover cerca de 100 mm a mais do que a média mensal nos municípios do Sul. O El Niño indica que deve chover bastante até a metade do ano que vem.

Empresas: Muitas empresas atuaram voluntariamente durante os dias em que se seguiu a enchente do Rio Taquari, com doações diversas. Além disso, para a remoção das famílias, a Prefeitura de Estrela contou com o apoio das empresas Rede Encomendas, Diretão São Paulo e Redemac Morelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário