Informativo da Prefeitura de Estrela-RS - 19 de outubro de 2015



As doações, recebidas da comunidade, seriam vendidas no brechó, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama e Lions Clube. No entanto, diante da dificuldade das famílias, houve o entendimento de que deveriam ser entregues às famílias que perderam bens na enchente. Gesto de solidariedade que mereceu o agradecimento.

A iniciativa beneficiou ao todo 21 famílias, que receberam móveis e eletrodomésticos como sofás, roupeiros, colchões, geladeiras, máquinas de lavar e roupas. A entrega, no na tarde desta sexta-feira, contou com a colaboração de representantes do Lions Clube e do Governo de Estrela, como o Gabinete da Primeira-Dama, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – que fez o levantamento das necessidades de cada família e atuou na distribuição - e Secretaria de Obras Públicas. 

No próximo dia 27 deste mês a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro das Indústrias fará programação especial para as mulheres, alusiva ao Outubro Rosa. Nesse dia serão oferecidos serviços como consultas médicas e de enfermagem, coletas pré-câncer, requisições de mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e de gravidez. O diferencial, nesse dia, é que não haverá agendamentos e a unidade atenderá em horário diferenciado, das 7h às 21h, sem fechar ao meio-dia. 

Serão atividades simultâneas, internas e externas, inerentes à ESF. Às 7h haverá recepção às mulheres com um lanche saudável, quando a odontóloga estará prestando informações e esclarecimentos sobre hábitos saudáveis e preservação da vida. Às 9h, profissional levará informações sobre potenciais de promoção e prevenção da vida, relacionadas a vacinas. Para as 11h está programada visitação da população com a equipe, que vai apresentar o posto. Uma oportunidade para que todos os interessados possam conhecer a estrutura de ESF. 

Uma atividade coletiva com nutricionista está programada para as 14h. Depois disto, das 16h às 21h, serão realizadas ações com os profissionais – enfermeiros, psicólogas, técnicos em enfermagem e demais colaboradores da rede de atendimento. A coordenação da unidade salienta que no dia 27, por ser uma proposta de atuação da equipe, não haverá agendamentos e toda a demanda passará por uma acolhida com um dos colaboradores. 

O município de Estrela está realizando chamada pública para cadastrar todas as crianças, aptas a frequentar, no ano letivo de 2016, o Jardim A (com 4 anos completos até o dia 31 de março de 2016) e Jardim B (com 5 anos completos até 31 de março de 2016), e que ainda não estejam na escola. O cadastro deve ser feito na Secretaria Municipal de Educação até o dia 6 de novembro, para que possa ser feito o levantamento da demanda e o encaminhamento das matrículas nas escolas da rede municipal. 

Para tanto, os pais ou responsáveis devem apresentar cópia da Certidão de Nascimento da criança e de comprovante de residência atualizado. O atendimento na Secretaria Municipal de Educação é feito nas segundas-feiras pela manhã, das 8h às 11h30min, e de terças a sextas-feiras, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. 

O chamamento atende ao que determina a Emenda Constitucional 59, de 11 de novembro de 2009, e a Lei Federal n° 12.796, de 4 de abril de 2013, as quais estabelecem que a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria, e que a educação infantil deve ser oferecida em pré-escolas para as crianças de 4 e 5 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário