Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 29 de abril de 2016



A Feira do Peixe Vivo de Estrela, organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, terá mais uma edição nestesábado, dia 30 de abril. A venda começa às 7h, junto à Praça Professor Henrique Roolaart. Cerca de 500 quilos de carpa serão colocados à disposição, das espécies capim, prateada, cabeça grande e húngara. Os consumidores podem optar em levar as carpas evisceradas e limpas. 

A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela encaminhou, por meio do sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 10 mil pacientes para a realização de consultas ou exames especializados em diversos hospitais do Estado. Este número se refere aos três primeiros meses deste ano, mas chama atenção o percentual de usuários que não compareceu às consultas, o que acaba prejudicando toda a rede de atendimento. O secretário Elmar Schneider explica que o agendamento é feito na Secretaria da Saúde, que na maioria dos casos também faz o transporte dos pacientes. São vários veículos que fazem o serviço, deslocando-se diariamente para municípios como Porto Alegre, Encantado, Taquari, Teutônia e Canoas.

O percentual mais expressivo, de acordo com Schneider, é verificado nos agendamentos para Porto Alegre, onde os faltosos chegam a 35%. Para Encantado, referência em oftalmologia na região, 25% dos pacientes não compareceram às consultas no período de janeiro a março. Para Taquari, onde o hospital também é referência em oftalmologia, foram 30%, e na clínica credenciada pelo Estado para a realização de mamografias, neste mesmo município, o percentual chega a 25%. Dos 16 exames que a Secretaria da Saúde pode encaminhar ao mês para a clínica, quatro pacientes faltaram. Em Estrela, que também tem clínica que realiza mamografia, chegam a 12,5% as faltantes. 

Em Teutônia, onde há atendimentos na área de traumatologia, vascular e otorrinolaringologia, cerca de 6% dos pacientes agendados não compareceram. Schneider cita, ainda, o caso do hospital de Canoas, onde é feito o atendimento pelo SUS dos casos de alta complexidade em traumatologia. Neste, foi constatada que 6% dos pacientes faltaram às consultas agendadas. Schneider explica que as datas são definidas pelo sistema, não pela prefeitura. A preocupação, segundo ele, é que os municípios possuem uma cota de atendimento nas diversas especialidades, fixada de acordo com a população e histórico de atendimento. “O grande número de ausências pode acarretar a redução deste número”, diz o secretário. 

Além disso, conforme Schneider, as faltas retiram a oportunidade de outros pacientes receberam atendimento naquele dia. Por isto, ele pede que aqueles que não puderem comparecer avisem com antecedência a secretaria, para que possa ser substituído o ausente ou reagendado o atendimento. “O usuário que não comparece também pode perder a prioridade numa próxima solicitação de consulta ou exame”, salienta. 

Os Jogos Intercomunitários de Estrela, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) prosseguem neste fim de semana com rodadas de bocha, futebol de campo, voleibol misto e futsal feminino. A bocha terá disputas no sábado (30.04), a partir das 14h. Em Arroio do Ouro jogam Arroio do Ouro e Porongos e em Glória o confronto será entre Glória e Linha Lenz. 

Também no sábado ocorrem os primeiros jogos do voleibol misto e futsal. As partidas se iniciam às 14h, em Linha Lenz. No vôlei o primeiro confronto da tarde será entre Linha Lenz e Geraldo Alta B, seguido de Glória B X São Jacó. Depois serão disputadas três partidas de futsal: Costão X São Jacó, Lenz B X Arroio do Ouro e Lenz A X Geraldo Alta.

O futebol de campo tem rodada domingo, dia 1º de maio, no Distrito de Delfina. O primeiro jogo será às 13h30min, quando se enfrentam as equipes de Glória e Arroio do Ouro. Após, às 15h30min, a disputa será entre Delfina e Geraldo Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário