Exposição marca 100 anos de nascimento do cineasta Alberto Ruschel

Exposição marca 100 anos de nascimento do cineasta Alberto Ruschel
Convite!

Câmara de Vereadores de Estrela recebe Prêmio por Transparência na Internet



Câmara de Estrela recebe Prêmio por Transparência na Internet

A Câmara de Vereadores de Estrela sagrou-se vencedora no Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. A lista com os Executivos e Legislativos do estado vencedores da segunda edição do prêmio foi divulgada ontem pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). No vale apenas três Câmara foram laureadas, além Estrela, Teutônia e Arvorezinha também foram reconhecidas.

A premiação, que será entregue no próximo dia 20 na sede do tribunal, consiste na concessão de um diploma aos gestores municipais e na disponibilização de um selo digital em reconhecimento às iniciativas governamentais que prestigiam a transparência e o controle social.

A avaliação foi feita por auditores do tribunal entre os dias 1º julho e 14 agosto de 2015, com o intuito de identificar se os poderes atendem as especificações da Lei de Acesso à Informação (LAI), e Lei de Responsabilidade Fiscal e Complementar.

A divulgação de gastos com diárias, bem como das prestações de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são exemplos dos novos quesitos incluídos na edição deste ano. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos a registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.

O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destaca que a iniciativa é uma ação concreta voltada à máxima efetividade da Lei de Acesso Informação. “Concretizar a aplicação da LAI é um compromisso do Tribunal de Contas. Para isso, além da fiscalização que tradicionalmente realizamos, nosso objetivo é reconhecer o trabalho dos agentes públicos voltado ao aperfeiçoamento do regime democrático e à plenitude do princípio republicano” disse.

Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Ernani Luis de Castro, destacou o empenho da equipe da casa nesse processo. "Aumentar a transparência sobre aquilo que é feito com o dinheiro público é sempre um fator que norteia nossas ações, e é um objetivo constante para nós. Preciso agradecer o empenho da nossa assessoria de imprensa e da nossa contadora Cristine Chemin, que não medem esforços para atender essa e outras demandas de vital importância para informar nossa comunidade sobre o que é feito com o dinheiro do contribuinte" finaliza.

Texto: Joilson Marcelo Pereira - Assessor de Imprensa CMV Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário