Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Informativo da Prefeitura de Estrela - 28 de outubro de 2015



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, de Linha Lenz, em Estrela, realizou, no último dia 7 deste mês, a V Feira do Conhecimento. O evento mostrou a variedade de trabalhos desenvolvidos pelos alunos desde a Educação Infantil até o 9º Ano. Exposições e apresentações movimentaram os ambientes da escola.

No turno da manhã a abertura contou com peça teatral encenada pelos alunos do 1º Ano, intitulada “Cultivando a Boa Semente”. No turno da tarde foi representada, pelos estudantes do 7º Ano, a peça “Vírus da Gentileza”. As duas apresentações fizeram referência aos valores morais e éticos necessários na vida em sociedade, contemplando também o projeto maior desenvolvido pela escola ao longo deste ano. 

Após o momento inicial de cada turno, os alunos apresentaram seus trabalhos com entusiasmo e um sentimento de orgulho dando um show de conhecimento. A Feira foi prestigiada pelas escolas visitantes - Emefs Cônego Sereno Hugo Wolkmer e Pedro Jorge Schmidt - pela comunidade escolar e autoridades convidadas. Segundo a diretora Silvani Eidelwein Bee, a integração de todos os alunos e a realização de trabalhos interdisciplinares agregam valor para todos os envolvidos, tornando significativa a aprendizagem. 

Mais de 40 pessoas, entre prefeitos, secretários e técnicos da área do meio ambiente de 17 municípios da região participaram, no último dia 21 de outubro, do Encontro para Qualificação da Gestão Ambiental Municipal. Promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abordou temas como o licenciamento ambiental, educação ambiental e resíduos sólidos e licenciamento da mineração. Foram fornecidas também orientações sobre o licenciamento em loteamentos industriais. 

O secretário do Meio Ambiente de Estrela e representante regional no Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente da Famurs ressalta a importância do encontro para a capacitação dos profissionais e o entrosamento entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fepam e prefeituras. Conforme Hilário Eidelwein, a parceria entre estes órgãos proporciona mais segurança aos técnicos das prefeituras. “A secretaria e a Fepam têm sido parceiras dos municípios, buscando uma integração maior com as prefeituras”, ressalta. 

A programação, que se estendeu por todo o dia, contou com palestras sobre o licenciamento de açudes, criação de peixes e suinocultura; Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: biodiversidade, ações de integração entre a área ambiental e educação e demais secretarias, e licenciamento ambiental da mineração. Foram prestadas também orientações sobre o licenciamento com ênfase em loteamentos industriais quanto à Resolução Consema 288/2014. 
O evento teve apoio da Amvat, através do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente; Famurs, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Gaúcha de Municípios e União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). 

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico abriu processo seletivo para vagas de arquiteto urbanístico e engenheiro civil, ambos para contrato por tempo determinado. Os interessados têm até o dia 3 de novembro para inscrever-se, preenchendo um formulário disponível no Setor de Pessoal da Prefeitura de Estrela e entregando seu currículo documentado.

Ambos os cargos são para 35 horas semanais com salário de R$ 4.285,06 mais o vale-alimentação de R$ 330. A classificação dos candidatos ocorrerá por critério de maior pontuação na análise curricular, conforme edital disponível no site do município (www.estrela.rs.gov.br). Para os dois cargos é exigido curso superior na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário