Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 20 de outubro de 2015


Univates:

Discutir as principais questões envolvendo a segurança e a paz no mundo também pode ser uma atividade de estudantes de Ensino Médio. É o caso das turmas de 3o ano do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, que realizaram a IV Simulação da Conferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas – ONU na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Univates. Esta é a segunda vez consecutiva que a Instituição recebe o evento, por meio de parceria estabelecida entre o Colégio e o curso Internacionais.

Vale do Taquari:

A Mostra de Talentos, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Capitão, será realizada no dia 23, no Ginásio Municipal de Esportes, às 19h30min. Pessoas ou grupos que queiram se apresentar devem realizar inscrição na secretaria.

O município de Teutônia programa para quarta-feira, dia 21, o 6º Seminário Regional de Alimentação Escolar, que terá como tema “Alimentação e Saúde Muito Além do Cardápio”. A atividade ocorre na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, com início às 8h30min.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc e a Prefeitura de Lajeado promovem hoje, dia 20, às 19 horas e 30 minutos, a abertura da 10ª Feira do Livro. A solenidade ocorre no Lonão Principal, do Parque Histórico. Entre as atrações da abertura do evento está a apresentação do Grupo Vocal em Cena. A feira tem como patrono o escritor Tabajara Ruas.

A Prefeitura e a Defesa Civil de Travesseiro estão atuando no socorro as mais de 80 residências atingidas pelo temporal da semana passada. Apesar dos muitos estragos causados, não são suficientes para fazer o decreto de situação de emergência. A Prefeitura segue trabalhando dentro das possibilidades legais para amenizar a situação.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza nesta terça-feira, dia 20, mais um encontro do programa “Saúde em Movimento”, que será realizado no salão de Picada Felipe Essig. A programação inicia às 14 horas e contará com a presença da nutricionista, da extensionista da Emater, da assistente social e da agente de saúde da comunidade.

Até quinta-feira (22), das 14h às 18h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae promovem o curso “Boas práticas para o setor de mesa e distribuição”. A formação tem por objetivos capacitar os empresários responsáveis pela manipulação dos alimentos a elaborar, implementar e gerenciar o Programa de Boas Práticas, seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes.

Rio Grande do Sul:

- Novo boletim médico do Hospital Moinhos de Vento indica melhora no estado de saúde do colunista Paulo Sant'Ana

- O dólar fechou o dia em leve alta, cotado a R$ 3,88.

- A defesa do vereador de Porto Alegre, Cássio Trogildo, vai recorrer de decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou mandato dele por abuso de poder político e econômico.

- O mau tempo da semana passada ainda afeta serviços para a população, principalmente de saúde.

- Pouco mais de 20 mil consumidores estão sem luz há cinco dias, devido aos temporais da semana passada.

- A travessia de balsa entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte, no sul do Estado, está suspensa desde a última sexta-feira (16) por causa do nível elevado da Lagoa dos Patos.

- As contas de água de setembro já vencidas de 50 bairros de Porto Alegre poderão ser pagas sem juros ou multas até a sexta-feira da semana que vem, dia 30.

- A previsão de chuva forte a partir de amanhã (20) faz a Prefeitura de Porto Alegre agilizar medidas de urgência para evitar alagamentos.

- A Região Metropolitana de Porto Alegre ainda tem mais de mil pessoas abrigadas em locais públicos.

Brasil:

- O serviço de emissão de passaportes voltou funcionar em todo o país no início da tarde desta segunda-feira (19), depois pane no sistema da Polícia Federal.

- A explosão que deixou sete feridos em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, nessa madrugada, pode ter sido causada pela estocagem irregular de gás.

- Há 19 dias, os moradores de Manaus convivem com uma nuvem de fumaça densa e cinzenta oriunda de queimadas que encobre a cidade.

- O juiz federal Sérgio Moro aceitou hoje (19) uma denúncia contra o presidente Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais três ex-executivos ligados à empresa.

- O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, protocolou recursos contra três decisões do Supremo Tribunal Federal que suspenderam o rito anunciado em setembro para dar andamento aos pedidos de impeachment de Dilma Rousseff.

Mundo:

Soldados israelenses prenderam na madrugada desta terça-feira Hasan Yusef, um dos principais líderes do movimento islamita palestino Hamas na Cisjordânia ocupada. "Durante a noite, tropas do exército e do Shin Bet (o serviço de segurança interno israelense) prenderam Hasan Yusef, um líder do Hamas, em Beitunia, ao Sudoeste de Ramallah", afirma um comunicado militar.

Os serviços de segurança palestinos confirmaram a detenção. "Hasan Yusef foi detido e encarcerado várias vezes no passado. Iniciou e incitou ativamente o terrorismo e promoveu publicamente os ataques contra israelenses", completa o comunicado militar.

Hasan Yusef, um dos fundadores do Hamas, passou vários anos nas prisões israelenses e foi libertado pela última vez em junho. Ele foi eleito em 2006 ao Parlamento palestino, quando estava na prisão. O Hamas afirma que Yusef sempre trabalhou para o braço político do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário