Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 30 de novembro de 2010

Estrela-RS


Resultado do Censo 2010 - Vale do Taquari-rs

O unicípio de Fazenda Vilanova com o maior crescimento populacional desde o Censo Demográfico 2000 em nossa região, com crescimento de 30,5% (ocupando a 11ª posição no estado), seguido pelos municípios de Mato Leitão, com 20,5% (31ª posição no estado), e Teutônia, com 19,1% (33ª posição no estado).

Já entre os municípios que mais perderam população no período 2000-2010, ocupa o topo da lista em nossa região o município de Nova Bréscia, com queda de 30,2% (4ª posição no estado), seguido pelos municípios de Imigrante, com 21,4% (13ª posição no estado), e Sério, com 15,7% (29ª posição no estado).

É importante ressaltar que a diminuição da população em Nova Bréscia e Imigrante deve-se, principalmente, as emancipações ocorridas em 2001 (surgimento dos municípios de Coqueiro Baixo e Westfália, respectivamente).

Em relação à urbanização dos municípios da região, Coronel Pilar figura como o município com menor urbanização, com apenas 10,1% de sua população residindo em área urbana, seguido pelos municípios de Boa Vista do Sul (14,1%) e Coqueiro Baixo (18,5%). Por outro lado, Lajeado apresenta a maior taxa de urbanização da região, com 99,6% de sua população residindo em área urbana, seguido pelos municípios de Encantado (87,2%) e Teutônia (85,5%).


Faculdade La Salle de Estrela realiza cursos
A Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela está com as inscrições abertas para sete cursos de Pós-Gradução (Gestão Pública, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Regional Sustentável, Gestão Financeira e Direito Imobiliário).
As inscrições e matrículas podem ser realizadas a partir desta quarta-feira, dia 1º de dezembro na secretaria da Faculdade e no site www.unilasalle.edu.br. As aulas iniciam em abril de 2011.

Colinas e Certel realizam reunião
A administração municipal de Colinas e a Certel realizam reunião hoje, às 20 horas, no Centro Comunitário. O tema do encontro é “Sinal da Internet”, e, todos os munícipes interessados poderão participar.

Colinas realiza caminhadas orientada
Todas as quartas-feiras, às 17 horas e 45 minutos, em frente ao Ginásio de Esportes de Colinas, acontecem as caminhadas orientadas, sob a supervisão de um professor de educação física. A atividade é gratuita.

Prêmio Qualidade2010
Acontece na noite de hoje a homenagem do Comitê Regional da Qualidade, reconhecendo as organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2010. São destaques na região, a Empresa de Bebidas Fruki, com troféu de prata, e, Senac e Giovanoni Consultoria, com troféu de bronze.
Também será entregue o Prêmio Personalidade Qualidade Vale do Taquari. O nome do ganhador será revelado somente na noite do evento, que ocorre no Salão do Weiand Turis Hotel.

Vereadores de Lajeado
A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas. Seis projetos estão na pauta do dia, entre eles, o da previsão orçamentária para 2011.

CODEVAT realiza assembléia
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari - CODEVAT realiza assembléia geral nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado.
Na pauta: Apresentação do Planejamento Estratégico Regional e Estruturação das Comissões Setoriais.

Concurso fotográfico em Encantado
A Casa de Cultura de Encantado promove concurso fotográfico, que está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro, na Secretaria de Educação e Cultura.
Fotógrafos amadores e profissionais podem inscrever até três fotografias. O regulamento do concurso pode ser conferido no site da Prefeitura.

Calendário de eventos de Lajeado
A Prefeitura de Lajeado informa às entidades culturais, sociais, esportivas e empresariais que encerra hoje, dia 30, o prazo para encaminhar à Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) o cronograma de seus eventos relativos ao 1º semestre de 2011.
A entrega da relação dos eventos é requisito básico para que eles integrem o Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município.

Carteirinha de Saúde em Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro segue com o roteiro de reuniões para renovação das carteirinhas de saúde, de prestação de contas, avaliação dos serviços prestados, apresentados os convênios e esclarecidas as eventuais dúvidas das comunidades.
Na quinta-feira, dia 02, às 14 horas, será em Cairu e na sexta-feira, dia 03, às 20 horas e 30 minutos, na Escola Monsenhor Seger, na Sede.

Colégio Alberto Torres
O ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres de Lajeado lotou no último sábado com familiares, amigos e professores que prestigiaram a formatura de 750 estudantes no Projeto Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar, que cursam o 5º ano em 20 escolas das três redes de ensino.

Semana Cultural Afro em Lajeado
Sábado ocorreu o encerramento das atividades da Semana Cultural Afro em Lajeado, promovido pelo Centro de Cultura Afro-Brasileira, com apoio da Administração Municipal, atraindo bom público ao Parque Histórico.
O evento celebrou o grande herói negro Zumbi dos Palmares e foi alusivo à Semana da Consciência Negra.
Além de apreciar comidas típicas da culinária afro, como o acarajé, houve animação numa roda musical ao som do grupo de pagode Beijo Molhado, do Bairro Santo André.

Feirão de Veículos em Teutônia
Aproximadamente 1 milhão e 200 mil reais em negócios com a venda de mais de 90 veículos, entre carros e motos, marcaram o 3º Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia, realizado no sábado e domingo, dias 27 e 28 de novembro, no Centro Administrativo.
O evento, organizado pela CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura, teve a participação de dez revendas do município.

Festa de Natal em Travesseiro
A Secretaria da Educação de Travesseiro está preparando para o dia 18 de dezembro a Festa de Natal.
A programação acontece em frente a Igreja matriz, iniciando às 20 horas e 30 minutos, com apresentações das escolas, show pirotécnico, chegada do Papai Noel, entre outras atrações.
Haverá transporte de todas as localidades.

Música antiga em Teutônia
Teutônia é uma das 10 cidades gaúchas escolhidas pelo Grupo Instrumentarium para receber o concerto “Música Antiga nas Igrejas”.
O evento está marcado para este sábado, dia 4 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja Evangélica Luterana Redentor do Bairro Canabarro, com entrada franca.
Serão apresentadas músicas barrocas italianas e alemãs do século 17.

Lajeado Brilha
Hoje, às 20 horas, dentro da programação do “Lajeado Brilha” a Oclaje apresentará mais um espetáculo com repertório natalino, no Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Conventos. Não haverá cobrança de ingresso.

Matrículas em Fazenda Vilanova
A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova abre amanhã, dia 1º de dezembro, o período de matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2011.
Os procedimentos poderão ser efetuados diretamente nos educandários, até o dia 30 de dezembro.

Aplicação de produto para borrachudo em Fazenda Vilanova
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilnova, juntamente com a Emater, iniciou mais uma etapa de aplicação do BTI (produto para combate do borrachudo).
As duas primeiras aplicações aconteceram nos dias 03 e 17 de novembro, e a próxima ocorre nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro.

Pavimentação em Forquetinha
rcação dos sete quilômetros da RS-421, no trajeto de Conventos até o centro de Forquetinha.
A Construtora Giovanella, vencedora da licitação, tentará acionar as máquinas ainda nesta semana para iniciar a pavimentação.
Em recente reunião na Prefeitura, moradores das margens deste trajeto ameaçaram bloquear a rodovia se demorar o início do asfaltamento.


Mato Leitão terá exposição de orquídeas
Mato Leitão vai sediar no próximo final de semana, a 8ª Exposição Estadual de Orquídeas. Participarão do evento 150 expositores e seis vendedores, de todo o Rio Grande do Sul. A expectativa dos organizadores é de que entre 4 e 5 mil pessoas, prestigiem a exposição.

Festa de Maio em Teutônia
A CIC Teutônia iniciou a comercialização dos estandes para Festa de Maio 2011.
Uma comissão vem se reunindo periodicamente para tratar da organização do evento.

Prefeito Cenci reassume em Fazenda Vilanova
O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, após um período de 15 dias de férias, reassume o comando do poder executivo nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Na ausência de Cenci, o vice-prefeito João Fernandes, esteve respondendo pela administração municipal.

Casa própria através de cooperativa
Amanhã, às 8 horas e 30 minutos, acontece a solenidade de assinatura dos contratos do STR de Lajeado com 33 famílias para a construção de casas próprias, com recursos liberados pela Cooperativa Habitacional, administrada pela FETAG.
As famílias beneficiadas são de Lajeado (03), Forquetinha (13), Marques de Souza 09) e Canudos do Vale (08).


Exploração cascalho no Rio Forqueta é criticada
Em Arroio do Meio, o vereador Roque Haas lembrou mais uma vez da exploração de cascalho no Rio Forqueta por uma empresa, prejudicando os agricultores.
O vereador gostaria que a prefeitura também tivesse autorização para retirada do material, contemplando desta forma os munícipes, através da recuperação das estradas.

Material de construção com redução de IPI
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção será prorrogada por mais um ano.
A cesta de 45 itens terá o tributo reduzido até dezembro de 2011. A medida venceria em 31 de dezembro de 2010.

Movimento dos Pequenos Agricultores
O MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) confirmou a assinatura de contratos com 47 famílias de Progresso, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires e Taquari, para o repasse de um kit de materiais de construção de R$ 12 mil a fundo perdido, para estruturar casas de 52 m².
A assinatura dos contratos será no próximo sábado, dia 04, na Comunidade de Pedras Brancas, em Boqueirão do Leão, a partir das 10h30min.

Federasul contra CPMF
A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) lidera nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, ação conjunta com associações e centros industriais e comerciais de todo Estado contra a volta da cobrança da CPMF.
A atividade começa por Canoas, na BR 116, onde os motoristas receberão adesivos da campanha.

Agricultores recebem alevinos em Capitão
Dentro do programa de diversificação da renda dos agricultores, a Secretaria da Agricultura de Capitão entrega amanhã cerca de 6 mil e 300 alevinos para repovoação de açudes em 15 propriedades.
O trabalho é feito em parceria entre agricultores que compram os alevinos e Secretaria que faz a entrega nas propriedades sem a cobrança de frete.

Um comentário: