Informativo da Prefeitura de Estrela - 14 de outubro de 2015



As famílias desabrigadas pela enchente do Rio Taquari em Estrela, e que foram alojadas no Ginásio Ito Snel, começaram a retornar para suas casas. Das 30 que haviam sido transferidas, sete deixaram o abrigo nesta terça-feira (13). Além destas, outras 68 foram desalojadas pela cheia e levadas para as residências de familiares ou outros locais. O Rio Taquari atingiu a cota de 24,51 metros no Porto de Estrela, 11,51 metros acima do seu nível normal. 

Durante todo o fim de semana e feriado desta segunda-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e equipes da Secretaria de Obras Públicas trabalharam para verificar a situação de estradas e pontes que foram atingidas pelas águas. A Secretaria de Obras está fazendo o levantamento dos prejuízos causados pela cheia. Depois de concluído este trabalho, a Defesa Civil encaminhará o Formulário de Informações de Desastres para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

A partir do próximo dia 19, funcionários e voluntários intensificam os preparativos para a decoração da cidade

Destaque em nível nacional por sua decoração natalina, o município de Estrela já começa a preparar o material que vai enfeitar a cidade nos festejos de final de ano. Servidores deram início, esta semana, à separação e limpeza de faixas, guirlandas e outros objetos que vão embelezar e deixar a cidade mais bonita para as comemorações. O “Barracão de Natal”, a exemplo dos anos anteriores, deve mobilizar funcionários municipais e comunidade, num trabalho voluntário e solidário para tornar Estrela ainda mais acolhedora.

A partir do dia 19, pessoas da comunidade e entidades que quiserem colaborar podem se dirigir ao “Barracão”, que vai funcionar junto ao prédio da antiga Polar, na Rua Pinheiro Machado. Os trabalhos serão realizados das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. Segundo a primeira-dama Carine Schwingel, os voluntários não precisam permanecer no local durante todo o horário em que o barracão estiver funcionando. “Não é necessário auxiliar o dia todo. Por isto, quanto mais pessoas puderem colaborar, isto fará toda a diferença”, ressalta.. 

De acordo com a primeira-dama, há atividades para pessoas de todas as idades. “São várias atividades, repassadas de acordo com as condições do voluntário”, frisa. A proposta, conforme Carine, vai além da preparação da decoração natalina. “É um trabalho que desenvolve o espírito comunitário, o voluntariado, e também a preservação. Quem ajuda na preparação da decoração também colabora na preservação deste patrimônio, que é de todos”, acrescenta. Esta questão, segundo ela, é importante para comunidade como um todo. “É um ambiente de integração, troca de experiências e solidariedade.” 

Para as comemorações deste ano, o Governo de Estrela anuncia novidades. Uma delas é projeção em 3D na fachada da prefeitura, como ocorreu no ano passado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Uma série de imagens com enfoque natalino e também sobre a história da cidade, prometem encantar o público que prestigiar a programação. 

O Governo de Estrela, através do Gabinete da Primeira-Dama, cancelou o Brechó Solidário, programado para o próximo dia 18. Ao invés de vender as doações recebidas, como nas edições anteriores, os móveis, eletrodomésticos e utensílios serão destinados às famílias atingidas pela enchente do Rio Taquari. Conforme Sueli Bee, do Gabinete da Primeira-Dama, a prefeitura está fazendo um levantamento do que as famílias têm mais necessidade neste momento. A entrega deve ocorrer ainda esta semana.

O Brechó tem apoio do Lions Clube e, de acordo com sua presidente, Maria Regina Volkmer, a entidade e o Gabinete da Primeira-Dama entenderam que, neste momento de dificuldades pelo qual passam as famílias atingidas pela cheia, é mais importante auxiliá-las doando todo o material que foi arrecadado. As pessoas que ainda quiserem colaborar podem encaminhar suas doações para o Gabinete da Primeira-Dama, que está localizado junto à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), na Rua 13 de Maio. O telefone para contato é (51) 3981-1211. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário