Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 08 de outubro de 2015


Univates:
De 20 a 23 de outubro, ocorre o primeiro Workshop de Difusão de Tecnologias Ambientalmente Sustentáveis. Os encontros oferecidos pela Univates objetivam aprimorar o conhecimento dos participantes sobre assuntos relacionados à área ambiental. O evento será realizado no auditório do Prédio 20, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do taquari (Tecnovates), e é vinculado ao Convênio SCIT 28/2013.

As atividades englobam minicursos sobre o assunto. O primeiro ocorre no dia 20, terça-feira, das 13h30min às 16h30min, com o tema geração de biogás, ministrado pelo professor doutor Odorico Konrad. No dia 21, quarta-feira, no mesmo horário, o tema é sistema de ultrafiltração, conduzido pelo professor doutor Vinicius Ilha. Já no terceiro dia do evento, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, a professora doutora Lucelia Hoehne explica sobre vermicompostagem. Finalizando, na tarde do dia 23, a análise de fertilizantes é tema do minicurso ministrado pelo professor doutor Maurício Hilgemann.

O evento integra a programação do 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) e é voltado a profissionais de empresas incubadas na Inovates – Centro de Inovação Tecnológica, acadêmicos e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, para todas as atividades ou separadamente, pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos/. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5526.

Vale do Taquari:
A Academia Literária do Vale do Taquari comemorou os dez anos de fundação. No evento de aniversário, realizado em Lajeado, foram prestadas homenagens com a entrega de Certificado Amigo da Alivat para 17 pessoas, empresas, entidades e órgãos públicos.

O Sescoop/RS promove, nos dias 08 e 09 de outubro (quinta e sexta), no Weiand Hotel, em Lajeado, o 4º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2015, o evento integra presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir os cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa.

A data do primeiro sorteio da campanha de estímulo à arrecadação do município de Cruzeiro do Sulocorre no dia 12 de outubro. Notas fiscais já podem ser trocadas por cautelas.

Rio Grande do Sul:
Cerca de 75 mil veículos devem trafegar pela freeway em direção ao litoral neste feriado.

Uma cliente terá de ser indenizada em R$ 30 mil por ter sofrido uma grave lesão no joelho ao escorregar em uma poça de água dentro do supermercado Big de São Leopoldo.

A estudante de direito Ana Cristina Nalovaiko e o filho dela, Gustavo Nalovaiko Neves, de 12 anos, devem deixar o Hospital Regina, de Novo Hamburgo, amanhã (8) à tarde.

O Colégio Protásio Alves, em Porto Alegre, retoma as aulas amanhã (8), após três dias sem atividades.

Protocolado na Assembleia Legislativa o projeto que prevê reajuste salarial de 8,13% aos servidores do Judiciário, retroativo a julho.

O vendaval e a chuva intensa desta quarta-feira (7) provocaram estragos em Mato Queimado, no Noroeste do Estado.

Brasil:
A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que determina a separação de presos conforme a gravidade dos crimes.

O dólar voltou a fechar em alta hoje após três pregões consecutivos de queda.

O presidente da construtora Odebrecht continuará na cadeia.

Vai à sanção presidencial o texto que permite a desaposentação.

Ministros rejeitam prestação de contas da presidente Dilma.

Mundo:
O número de cidadãos cubanos que migraram para os Estados Unidos nos últimos meses disparou, coincidindo com o restabelecimento de relações diplomáticas entre ambos os países anunciado em dezembro de 2014, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Pew Research Center.

Durante os nove primeiros meses do ano fiscal de 2015 (de outubro de 2014 a junho de 2015) 27.296 cubanos entraram nos EUA, de acordo com números concedidos à instituição pelo Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos.

Esse número representa um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 15.341 cubanos entraram nos EUA, e está muito acima do total de entradas registradas em 2013, 2012 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário