Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 04 de agosto de 2016


Univates:

O Brasil recebe nos meses de agosto e setembro um dos maiores eventos da área esportiva, a Olimpíada. Os olhos do mundo estarão voltados para o país e para as atividades que serão realizadas. E a Univates não vai ficar de fora da programação. Uma série de atividades ocupará o campus e a vida de quem passar por aqui durante o período olímpico.

Em parceria com o Programa Tá em Jogo, da TV Univates, diversos vídeos serão realizados direto do Rio de Janeiro. Os materiais serão produzidos por professores da Instituição, que contarão um pouco da experiência de participar dos jogos, além de mostrar os bastidores do evento. As transmissões serão exibidas todas as segundas-feiras, durante o programa, entre 22h30min e 23h30min. O mesmo acontece na Rádio. Professores da Univates, que estarão no Rio de Janeiro participando das Olimpíadas, serão acionados durante a programação para realizar boletins ao vivo na emissora.

Vale do Taquari:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga está realizando Olimpíadas e Gincana do Conhecimento. As atividades ocorrem até o dia 12 de agosto, com o intuito de integrar alunos, escola e comunidade, através um intercâmbio socioesportivo cultural.

O objetivo maior deste projeto é estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser e aprender a transcender, além de promover a integração escola e família através da diversão e das tarefas realizadas que desenvolverão aspectos culturais, lúdicos e sociais.

Rio Grande do Sul:

A paralisação de 15 horas dos servidores da Segurança Pública terá, nesta quinta-feira, uma série de desdobramentos em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, Polícia Civil, IGP, Susepe e Brigada Militar farão concentração a partir das 8h em frente ao Palácio da Polícia, na avenida João Pessoa, para protestarem contra o parcelamento dos salários.

O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol/RS), Emerson Ayres, disse que a mobilização irá ocorrer das 6h às 21h e a orientação é para que não haja circulação de viaturas.

Brasil:

A Justiça do Trabalho determinou, nesta quarta-feira (3), o fechamento de agências bancárias do Rio Grande do Sul devido à convocação de um protesto de servidores da segurança do Estado para amanhã. A decisão, em caráter liminar, é do juiz Jorge Alberto Araújo, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, e atende a um pedido do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região (Sindibancários) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi/RS).

Na decisão, o magistrado afirmou que "pode decorrer de eventual morte ou mesmo submissão a situação de violência que os empregados dos réus podem sofrer em caso de funcionamento das agências nesta quinta-feira". O juiz também citou o ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 e o incêndio na Boate Kiss para argumentar o fechamento dos bancos.

Mundo:

A região central de Londres foi alvo de um atentado, no começo da madrugada desta quinta-feira (horário local). De acordo com o jornal The Guardian, um homem, de origem ainda não identificada, atacou uma multidão a golpes de faca. Uma mulher foi morta e ao menos seis pessoas ficaram feridas.

Conforme as autoridades locais, o autor dos golpes foi preso depois de um oficial da polícia londrina detê-lo com um disparo de um taser - arma não letal. A motivação do crime não foi determinada, ainda, mas as autoridades não descartam terrorismo.

O ataque ocorreu no mesmo dia em que o Reino Unido anunciou que mais policiais farão a segurança armados nas ruas de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário