Economia - 22 de agosto de 2016 - Expointer



A recepção de animais inscritos para a 39ª Expointer começa às 8h desta segunda-feira no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A feira está marcada para o período de 27 de agosto a 4 de setembro. Até sexta-feira são esperados 4.285 animais de argola. Além desses, ingressarão no parque outros 2.087 rústicos. Os números são cerca de 10% inferiores aos de 2015, quando 4.758 animais de argola e 2.346 rústicos foram levados ao evento. Ao mesmo tempo, a equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) encarregada de atender a demanda terá 120 profissionais, como em 2015.

De acordo com o coordenador de Feiras e Exposições da Seapi, Pablo Charão, os produtores de animais devem apresentar toda a documentação necessária (Guia de Trânsito Animal, exames obrigatórios e atestado de sanidade).“As exigências são as mesmas de 2015, incluindo o exame negativo de mormo para os equinos”, avisa. Os animais com problemas na documentação ou no exame clínico serão barrados e terão que retornar às fazendas de origem. Participam dessa triagem fiscais, veterinários, técnicos agrícolas e pessoal do setor administrativo.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Rogério Jacob Kerber, alerta que, embora não exista atualmente nenhuma ameaça sanitária no Cone Sul, é importante que os produtores mantenham cuidados continuados. “A sanidade animal é o maior patrimônio que se tem. Felizmente, vivemos um momento de certa estabilidade em relação às condições sanitárias, inclusive em nível internacional”, acrescenta.

A recepção de animais ocorre das 8h às 24h nesta segunda-feira e das 6h às 24h nos demais dias da semana, até sexta-feira. De sábado em diante, com a feira em andamento, só entrarão animais que participarão de leilões, provas ou apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário