Notícias de Estrela-RS - 26 de agosto de 2016


Uma noite especial para meninas de Estrela

Elas participaram, na segunda-feira, do 1º Desfile de Moda Inclusiva, realizado na Univates em parceria com a empresa Mercur, de de Santa Cruz

A noite da última segunda-feira (22.08) foi especial para 16 pessoas, de diferentes idades, gêneros e deficiências, as quais participaram do 1º Desfile de Moda Inclusiva, realizado no Teatro da Univates, em Lajeado, e que abriu a programação da Semana da Pessoa com Deficiência. Entre elas, estavam as meninas Sitandra Clair de Lima Vargas (8), aluna da Emef Leo Joas; Emanuele Rodrigues Castro (6), da Emef Ruth Markus Huber, e Bianca Inês Wermann (6), aluna da Emef Pedro Jorge Schmidt, que representou a APAE de Estrela no evento.

Estudantes de Moda, que cursaram a disciplina de Ergonomia do Curso de Design de Moda da Univates, tiveram como atividade criar roupas pensando nas necessidades, sonhos e inspirações dos participantes. Com uma deficiência que a impede de andar, Sitandra abriu o desfile. Entrou em uma cadeira rodas vestida de bailarina, que é seu sonho. Emanuele estava com um vestido de princesa azul, inspirado no filme Frozen, enquanto Bianca Wermann vestia rosa, sua cor preferida.

Para Fabiana de Lima, mãe da pequena Sitandra, foi uma experiência nunca imaginada pela família e um orgulho para ela e para os irmãos da menina. “Ela adorou”, comenta Fabiana, ressaltando que depois de desfilar Sitandra queria voltar à passarela. Norberto Castro, pai de Emanuele, relata a felicidade da menina ao saber que participaria do desfile. “Quando ela ficou sabendo, convidava todo mundo”, conta Norberto, que se emocionou ao ver a filha vestida de princesa. “Quando a vi (vestida) de princesa, esqueci todos os problemas. A melhor coisa que aconteceu”, afirma, elogiando este tipo de iniciativa e, ao mesmo tempo, sugerindo que ocorra mais vezes. 

As pessoas que participaram do desfile representaram a Apae de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul; Secretarias Municipais de Educação de Estrela e Lajeado; Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil); Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais (Apadev); Associação dos Deficientes Auditivos de Lajeado (Asla) e a Clínica Escola de Fisioterapia da Univates. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário