Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 25 de agosto de 2016

Univates:

Estudante do quarto semestre de Jornalismo, a estudante Laís Pontin Matos é uma das finalistas do concurso Primeira Pauta, projeto promovido pelo jornal Zero Hora que seleciona jovens talentos nas universidades para a prática de atividade jornalística na Redação. Natural e moradora de Carlos Barbosa, Lais abordou a questão ambiental como um dos principais problemas a ser enfrentado pela próxima gestão do executivo municipal a ser eleita em outubro.

Vale do Taquari:

Com intuito de dar maior agilidade ao atendimento e prevenir fraudes, um novo processo para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) está sendo realizado em todo o país. Agora, o cadastro de dados da carteira será realizado por meio de um sistema online do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em Paverama, para solicitar a CTPS, o trabalhador deve se dirigir ao Setor localizado junto ao Centro de Referência em Assistência Social, na Rua Célio Klein, nº 43, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, munido do CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento.

A mudança foi realizada pelo MTE, atendendo a uma determinação do Ministério Público Federal (MPF), para dar mais agilidade ao atendimento e prevenir fraudes na expedição do documento em todo o país.

Rio Grande do Sul:

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulgou nota nesta quarta para afirmar que a percepção sensorial e os resultados analíticos dos últimos 15 dias não detectaram mais alterações de gosto ou odor nas estações de água tratada em Porto Alegre. Segundo o texto, os técnicos do Dmae acompanharam a redução gradativa das alterações e, após esse período de observações e análises, podem confirmar a volta das condições usuais da água. Contudo, a investigação das substâncias que causaram as reclamações de gosto e odor será mantida.

Brasil:

O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de 600 candidatos aprovados em concurso público para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.

Trata-se de 50 candidatos para o cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, 90 para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e 460 para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. As nomeações deverão ocorrer a partir de setembro deste ano.

Mundo:

Os rebeldes das Farc e o governo da Colômbia alcançaram um histórico acordo final de paz para acabar com uma luta de meio século que deixou milhares de vítimas - anunciaram os negociadores, nesta quarta-feira, ao fim de quase quatro anos de diálogos em Cuba.

Para o presidente Juan Manuel Santos, começa o fim da tragédia da guerra na Colômbia. "Hoje, começa o fim do sofrimento, da dor e da tragédia da guerra", celebrou Santos, em pronunciamento transmitido em rede nacional, diretamente da Casa de Nariño.

As difíceis discussões que Havana sediou chegaram a um final feliz com a assinatura de um acordo de seis pontos substanciais que, para se tornar eficaz, deverá ser aprovado em um plebiscito marcado para 2 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário