Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 05 de agosto de 2016



Univates:

A Univates realiza, de 1º a 5 de outubro, o 10º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari – CCTEC. O evento visa a promover a qualificação de docentes, pesquisadores e comunidade em geral na área. Para isso, serão desenvolvidas atividades com o objetivo de fortalecer as relações entre academia e sociedade.

O CCTEC congrega a V Semana Acadêmica da Computação e Informática; a VII Semana Acadêmica da Química e Alimentos; a XII Semana Acadêmica das Engenharias; a XIII Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo; a XVI Semana Acadêmica do Curso de Ciências Exatas; o XI Workshop de Engenharia e Tecnologia; a VI Feira de Ciências da Univates; o X Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; e o IV Technology Day.

Vale do Taquari:

A venda do primeiro lote dos ingressos para os shows já definidos da Expovale 2016 começa segunda-feira (8). Será a oportunidade para garantir desde já a presença nas apresentações dos artistas preferidos. A comercialização abrange os shows das duplas sertanejas João Neto & Frederico (que se apresentam dia 12 de novembro) e Pedro Paulo & Alex (no palco da feira dia 19 de novembro), e para o show Cabaré, de Leonardo e Eduardo Costa (atração do dia 14 de novembro). Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); nas filiais das Lojas Dullius de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Montenegro, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires; nos postos Fascina de Lajeado e Teutônia; e através do site www.ticketmais.com.br . A compra do ingresso para o show dá acesso livre às demais dependências da feira.

Os preços são diferenciados por lotes e também diferem de um show para o outro. Vão de R$ 40,00, que é o ingresso individual de pista no primeiro lote dos shows de João Neto & Frederico e Pedro Paulo & Alex, até R$ 2 mil, que é o valor do camarote para 15 pessoas nas três atrações.

A Expovale 2016 se realiza de 11 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. É uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Rota Indústria Gráfica, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Rio Grande do Sul:

Foi uma quinta-feira atípica em Porto Alegre. A operação padrão e a paralisação, deflagradas pela Segurança Pública — Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e IGP — alteraram a rotina da cidade. O movimento de pessoas e veículos ficou abaixo do normal já que havia o temor de que não existiria policiamento na cidade. A adesão das demais categorias do funcionalismo, como professores, também colaborou para mudar o cotidiano da Capital. No entanto, a Brigada Militar montou uma estratégia que assegurou a presença de parte do efetivo nas ruas.

Brasil:

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, defendeu nesta quinta-feira, na Câmara, a revisão das penas mínimas aplicadas em casos de corrupção. Convidado para a primeira audiência pública da comissão especial criada para analisar o projeto de lei sobre dez medidas de combate à corrupção, Moro alertou que, ao definir sentença a esses criminosos, os juízes partem da pena mínima.

Para o magistrado, isso pode prejudicar a condenação. "Com penas mínimas, que partem de 2 anos, há grande chance de um crime não ser apenada de forma proporcional", alertou ao citar o crime de lavagem de dinheiro que prevê penas de 3 anos a 10 anos. De outro lado, Moro também ponderou que há casos em que o juiz pode reduzir a sentença, ainda que se trate de práticas corruptas.

Mundo:

Um homem de Charlotte, na Carolina do Norte, foi detido nesta quinta-feira (4) por tentar recrutar nos Estados Unidosmilitantes para o grupo jihadista Estado Islâmico, revelam documentos judiciais.

Erick Jamal Hendricks, 35 anos, foi acusado de "conspiração para prover material de apoio à organização terrorista", de acordo com documentos do tribunal do distrito norte de Ohio obtidos pela AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário