Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 12 de agosto de 2016

Univates:

A importância ecológica e econômica das abelhas é tema de exposição no Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. A mostra "Ciência das abelhas: a vida da colmeia" foi inaugurada esta semana e ficará em exposição até dezembro. Acadêmicos, funcionários e comunidade em geral podem acompanhar a exposição, que surgiu da curiosidade despertada pelo comportamento das abelhas.

Atualmente são em torno de 20 mil espécies catalogadas desses insetos. No Rio Grande do Sul, há a ocorrência de cerca de 24 espécies de meliponíneos, como são denominadas as abelhas sem ferrão, consideradas nativas do Estado. A incidência delas no RS faz com que existam algumas variedades de plantas somente nessa região do país.

“Por meio de pesquisas realizadas, pode-se observar particularidades entre algumas espécies de plantas e meliponíneos, uma vez que algumas dessas espécies são polinizadas quase que exclusivamente por essas abelhas”, explica o biólogo e funcionário do MCN Luís Carlos Scherer.

Vale do Taquari:

A Paróquia Evangélica de Roca Sales recebe até o dia 30 de agosto, inscrições para o concurso de soberanas da 12ª Oktober Freund Fest, biênio 2017/2018. O baile de escolha ocorre no dia 15 de outubro, a partir das 21 horas. As inscrições podem ser realizadas na secretaria da Paróquia Evangélica.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Emater de Doutor realizam o 2º Encontro de Erva Mate, com tarde de campo de “Podas e controle de doenças”. O encontro será no dia 19 de agosto, às 14 horas, na propriedade de Darci Baldissera. A coordenação será do Engenheiro Agrônomo Cezar Burile.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muçum está realizando o cadastro vitícola para este ano. Os documentários necessários são as notas de venda 2016 e o cadastro do ano passado.

A Univates está com inscrições abertas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades acontecerão nas quintas-feiras, das 19h10min às 22h, no período de 18 de agosto a 08 de dezembro de 2016. As inscrições podem ser realizadas até 15 de agosto de 2016, no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site da Univates.

A Emater de Roca Sales realiza na tarde do dia 29 de agosto, o recolhimento de óleo de cozinha usado. O óleo deve estar armazenado em garrafas pet. O produto será utilizado na produção de sabão caseiro nas oficinas do CRAS.

A 9ª Mostra de Dança Univates ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, no Teatro da instituição de ensino. A organização está a cargo do Núcleo de Cultura e Eventos, e, as apresentações, serão divididas em duas categorias: Infantil e Juvenil/Adulto. A expectativa é que em torno de 20 escolas participem nos dois dias. As apresentações da categoria Infantil serão realizadas no dia 11 de novembro, a partir das 19h30min. Já a categoria Juvenil/Adulto sobe ao palco do Teatro Univates no dia 12, com início no mesmo horário. O período de inscrições será entre 05 de setembro e 1º de outubro.

Em Lajeado estão em andamento as obras na Praça da Matriz. A primeira etapa de revitalização tem um custo de 217 mil e 800 reais, recursos estes da Administração Municipal.

A Emater de Roca Sales realiza nas quintas-feiras, o cadastro vitícola. Os produtores de uva do município devem comparecer munidos de documentos pessoais, cadastro de 2015 e talão de produtor. O cadastro é obrigatório e a não realização do mesmo impossibilita a venda da safra.

Está em andamento no município de Imigrante o 6º Concurso Fotográfico que neste ano tem como tema “Campo e Cidade – o trabalho e a produção trazendo dignidade e prosperidade”. As inscrições podem ser realizadas até 26 de setembro. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores. Cada participante pode inscrever até cinco fotografias. O edital completo pode ser obtido no site www.imigrante-rs.com.br.

Rio Grande do Sul:

O projeto de lei que visa regulamentar o Uber em Porto Alegre vai ser votado em plenário depois de 15 de setembro na Câmara Municipal, mas ainda antes das eleições de outubro. Durante reunião de líderes realizada nesta segunda-feira, os vereadores acordaram que que texto vai ser apreciado somente após o fim da reforma do Plenário Otávio Rocha, prevista para metade do mês que vem.

Brasil:

BRASILEIROS NA DISPUTA

9h30: ATLETISMO - Início da modalidade na Olimpíada
9h30: HANDEBOL FEMININO - Brasil x Angola
10h: JUDÔ - 78 kg feminino | 100 kg masculino

VÔLEI DE PRAIA
11h: Ágatha / Bárbara (BRA) x Wang / Yue (CHI)
16h: Larissa / Talita (BRA) x Borger/Buthe (ALE)

BOXE
11h30: Mira Potkonen (FIN) x Adriana Araújo (BRA)
12h30: Robson Conceição (BRA) x Hurshid Tojibaev (UZB)

TÊNIS
13h30 - Rafael Nadal (ESP) x Thomaz Bellucci (BRA)
20h - Teliana Pereira / Marcelo Melo (BRA) x Mattek / Sock (USA)

19h30: POLO AQUÁTICO MASCULINO - Brasil x Grécia

22h: FUTEBOL FEMININO - Brasil x Austrália

22h35: VÔLEI FEMININO - Brasil x Coreia do Sul

NATAÇÃO
22h12: Michael Phelps tenta o 23º ouro (27ª medalha) na final dos 100m borboleta
22h44: Bruno Fratus (BRA) disputa a final dos 50m nado livre

Mundo:

O candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou nesta quinta-feira o tom das críticas ao presidente Barack Obama e à adversária democrata Hillary Clinton. Em entrevista por telefone ao programa Box Squawk, da rede de televisão a cabo CNBC, Trump acusou Obama de ser o fundador do Estado Islâmico e Hillary, de "cofundadora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário